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Para muitos motoristas, a hora de fazer a baliza é um verdadeiro martírio. Levante a mão o condutor que nunca suou frio na hora de calcular o espaço disponível numa vaga entre dois outros veículos já estacionados. A boa notícia é que dentro de um ano deve chegar ao mercado uma nova tecnologia, genuinamente nacional, capaz de estacionar o veículo literalmente sozinho.

Desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade de Brasília (UnB), o sistema "Baliza Automática" não é propriamente uma novidade mundial, pois tecnologias similares já existem lá fora (saiba mais na matéria correlata), mas o projeto brasileiro traz um grande diferencial: seu custo será bem mais baixo, tanto que a idéia é oferecê-lo inclusive para carros populares. "Os sistemas já disponíveis custam mais de US$ 20 mil, pois trazem itens sofisticados como aproximação a laser. O desenvolvido em nossa universidade deverá custar R$ 2,5 mil, pois utilizamos componentes baratos, como circuitos eletrônicos, chips e controladores", destaca o professor Sadek Alfaro, que lidera a equipe de pesquisadores da UnB que desenvolve o projeto.

A ativação do sistema de estacionamento automático é feita por um controle remoto (semelhante ao do travamento das portas), que aciona um circuito de gerenciamento que ficará instalado junto ao motor. Além disso, sensores ultra-som, espalhados por toda a lataria externa do carro, cuidarão para que o veículo não bata em nenhum obstáculo.

"Consideramos um automóvel como uma célula que conta com vários subsistemas integrados como embreagem, freio, acelerador e direção. A nossa idéia é fazer que esses subsistemas conversem entre si no momento em que o motorista acionar a baliza automática", explica Alfaro. Inicialmente, o sistema está sendo desenvolvido para baliza apenas em locais planos. Mesmo assim, o professor da UnB não descarta a hipótese de prosseguir com o estudo para terrenos inclinados.

Após a finalização, dentro de um ano, o sistema poderá ser vendido como um kit, podendo ser instalado em qualquer modelo de carro. Por enquanto, o sistema não foi negociado com nenhuma montadora.

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