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O i3 vem com quatro opções de cores e detalhes em preto no capô, teto e traseira | Divulgação
O i3 vem com quatro opções de cores e detalhes em preto no capô, teto e traseira| Foto: Divulgação

O que achamos

Carro oferece experiência estética e de condução

A experiência de condução do i3 começa antes mesmo de se entrar no carro. Com um design futurista, ele instiga pelo desenho próprio, pela composição de cores - com a tonalidade black piano presente no capô, no teto e na traseira –; pela ausência da coluna B, que possibilita a abertura invertida das portas de trás; e por não possuir grades para a entrada de ar na dianteira devido ao propulsor elétrico.

Por dentro, o hatch é igualmente bonito e descolado, com parte do acabamento do painel feito em madeira (para a configuração mais cara) e bancos revestidos em couro e lã. Já a cabine é fabricada com plástico e fibra de carbono, o que ajuda a dar leveza ao modelo, que pesa 1.315 kg.

Ao volante, o carrinho é esperto e atende bem aos comandos do motorista. O propulsor é forte e acelera rapidamente, o que dá um toque a mais de diversão ao veículo. Já o chamado ‘one pedal feeling’, sistema que gera energia elétrica ao tirar o pé do acelerador, não só é útil como também ajuda a segurar o carro e a reduzir o espaço de frenagem. Com isso, o i3 ganha involuntariamente um item de segurança a mais, junto com os seis air-bags e os demais controles de frenagem.

  • Elétrico gera 170 cavalos e 25,5 kgfm de torque
  • Carro tem interior moderno com tela de 10,25
  • Ausência da coluna B e assentos mais finos dão maior leveza ao veículo
  • i8 virá sob encomenda- Apresentado pela primeira vez sob a forma de conceito no Salão de Frankfurt em 2009, o BMW i8 também estará à venda no país, porém apenas sob encomenda, por R$ 799.950. O esportivo híbrido terá um motor elétrico de 131 cv e 32,6 kgfm de torque, associado a um motor TwinPower Turbo 1.5 de três cilindros, de 231 cv e 25,5 kgfm de torque. Ele possui tração nas quatro rodas e faz até 47 km/l

Com um desenho ousado e proposta sustentável, a BMW apresentou nesta semana no Brasil o elétrico i3, o primeiro modelo plug-in a ser vendido no mercado nacional em maior escala. Equipado com um motor renovável associado a um propulsor auxiliar à gasolina, o compacto chega em outubro às lojas em duas versões, que custarão R$ 225.950 (Rex Entry) e R$ 235.950 (Rex Full), além da promessa de oferecer ao consumidor uma experiência diferente em condução, design e conectividade. Ele estará disponível para compra em oito cidades, inclusive Curitiba, e já pode ser reservado nas concessionárias da marca.

O bloco elétrico, um dos destaques do hatch, entrega potência e, principalmente, força na hora de dirigir. Feito com uma bateria de íons de lítio – o mesmo tipo usado em aparelhos eletrônicos como celulares e tablets –, o i3 desenvolve até 170 cv e 25,5 kgfm de torque.

Para dar agilidade ao carrinho, a pesada bateria foi distribuída ao longo do assoalho da carroceria, com o motor elétrico posicionado próximo ao eixo traseiro de tração. Por sua vez, o propulsor auxiliar (de dois cilindros e 34 cv de potência) gera energia apenas para recarregar as baterias e eleva a autonomia de 160 km para até 300 km, de acordo com a fabricante.

O carregamento do i3 pode ser feito em tomadas comuns de 110v e 220v, que levam respectivamente 12 horas e 8 horas para completá-lo. Entretanto, a marca venderá separadamente a estação de recarga BMW i Wallbox, que acelera o processo para cerca de 6 a 3 horas. O preço do aparelho é de R$ 7.450. Além disso, a empresa oferecerá pontos de recarga nas próprias concessionárias.

Segundo a empresa, por meio do bloco elétrico o consumidor gastará em média R$ 7 para ‘encher o tanque’. Para base de comparação, um carro 1.0 com dimensões semelhantes gastaria em Curitiba o equivalente a R$ 64,44 em gasolina, considerando-se a média de R$ 2,90 pelo litro do combustível, para percorrer os mesmos 300 km de autonomia máxima do hatch. O modelo é equipado também com os modos de direção EcoPro e EcoPro+, que aumentam a autonomia.

Conforto

Outra novidade do compacto da BMW está na tecnologia empregada para manter o usuário 100% conectado à internet pelas redes 3G e 4G: o sistema ConnectedDrive. Para isso, o modelo sairá de fábrica com um Sim Card, um chip semelhante ao usado nos celulares para dar ao motorista informações sobre trânsito, previsão do tempo, carga disponível do veículo e as distâncias que ele pode percorrer – dado este que pode ser visualizado na tela de um smartphone. Ele é compatível com os sistemas Android, do Google, e iOs, da Apple.

O ConnectedDrive oferece o serviço de concierge, em que o condutor pode ligar de dentro do veículo para uma central 24 horas que informa os bares, restaurantes e outras localidades próximas – tudo isso com um forte sotaque português , já que é oferecido por uma empresa europeia. E há ainda a opção de chamada para casos de emergência. O serviço de concierge está incluso no valor do carro e será oferecido durante três anos.

O i3 é o primeiro modelo da família ‘i’, a linha de carros sustentáveis da marca. Além dele, a BMW oferecerá sob encomenda o esportivo híbrido i8, que custará R$ 799.950.

O jornalista viajou a convite da BMW

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