• Carregando...
O novo formato de plca já foi incorporado por sete estados. | Renyere Trovão / Gazeta do Povo
O novo formato de plca já foi incorporado por sete estados.| Foto: Renyere Trovão / Gazeta do Povo

Repetindo o que havia dito na época de campanha, o presidente Jair Bolsonaro voltou a afirmar que pretende retirar a placa Mercosul de circulação, mesmo ela já equipando mais de 1 milhão de carros nos sete estados que adotaram o novo sistema de identificação no ano passado.

O discurso contra a chapa azul e branca foi feito durante uma transmissão ao vivo nas redes sociais na noite de quinta-feira (14), ao lado dos ministros de Relações Exteriores, Ernesto Araújo, e da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

>> Carro com placa Mercosul precisa voltar à cinza em uma situação; saiba qual

"Vamos ver se a gente consegue anular a placa do Mercosul. É um constrangimento, uma despesa a mais", disse o presidente, citando o trabalho do ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

O modelo unificado é adotado nos estados do Rio de Janeiro, Paraná, Rio Grande do Sul, Amazonas, Bahia, Espírito Santo e Rio Grande do Norte. 

A obrigatoriedade da implantação em todo o país, que estava prevista para vigorar em dezembro do ano passado, foi adiada para o próximo dia 30 de junho.

>> Quando seu carro precisará ter a nova placa Mercosul

Recentemente o Ministério da Infraestrutura, por meio de uma consulta da reportagem da Gazeta do Povo, admitiu que a placa Mercosul não iria acabar e que o governo avaliava uma maneira de melhorar o nível de segurança das informações para evitar a clonagem, analisando ainda as características da placa e o processo para a sua emissão. 

Este estudo está em curso no Conselho Nacional de Trânsito (Contran), por isso o órgão orientou a todos os estados que ainda não incorporaram a placa que não façam até que as análises sejam concluídas.

>> Bolsonaro diz que acabará com lombadas eletrônicas nas estradas

Desde que a resolução 729 do Contran, que regulamenta a nova placa, foi publicada em março de 2018, o dispositivo já perdeu alguns itens de segurança previstos no projeto original. Na lista estão lacre, substituído pelo QR Code; tarja superior em 3D; e a bandeira do estado e o brasão do município nos quais o veículo foi registrado.

Combinação da placa cinza ‘trava’ até 2030

placa Mercosul possui sete caracteres, sendo quatro letras e três números. Com isso, são possíveis mais de 450 milhões de combinações diferentes. 

Caso o governo de Bolsonaro acabe mesmo com o novo formato, será necessário encontrar uma outra solução para substituir o placa cinza em breve, uma vez que a combinação de três letras e quatro números do modelo que foi adotada nos anos 1990 deve durar no máximo até 2030 - neste estilo são mais de 175 milhões de possibilidades de combinação.

>> Perto da estreia, novo Hyundai HB20 é flagrado em testes nas ruas

Gazeta do Povo enviou para o Ministério da Infraestrutura alguns questionamentos sobre o assunto, entre eles as duas perguntas abaixo:

- Como ficariam os mais de 1 milhão de usuários que já rodam com o padrão unificado nos veículos? Que gastaram, em média, entre R$ 250 (simples emplacamento) a R$ 600 (troca de estado)? Seriam ressarcidos ou não haveria cobrança no retorno à placa cinza?

- E os fabricantes (da matéria-prima e dos QR-codes e seriais), estampadores e próprios Detrans, que já receberam pelo serviço prestado nos sete estados citados acima? 

O órgão, através da assessoria de imprensa, respondeu por telefone que não há mais informações além do estudo que está ocorrendo no Contran. Lembrando que a cada mês pelo menos 100 mil novos veículos são emplacados com a placa padrão Mercosul no Brasil.

>> Ministro confirma CNH com validade de “dez anos ou mais” e com menor custo

Confira na íntegra a fala do presidente da República sobre a placa Mercosul:

 "Nós também estamos em contato já há algum tempo com o nosso ministro Tarcísio, da Infraestrutura, para ver se a gente consegue anular essa placa do Mercosul. Porque eu acho que não tem ali o município, a placa de trânsito dos nossos carros ali. Não traz, no meu entender, benefício para o Brasil essa placa do Mercosul. 

É um constrangimento, é uma despesa a mais para a população. Vamos tentar então, estamos tentando uma maneira legal. Eu acho que dá para encontrar a solução de acabarmos com essa placa do Mercosul também.”

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Visualizar esta foto no Instagram.

FIAT TORO TURBO Ao contrário do que se ventilava, não será o Jeep Renegade o responsável por estrear no Brasil o motor turbo da família Firefly – que já equipa o SUV compacto na Europa. A missão caberá ao Fiat Toro. Ele será reestilizado em 2020 com o propulsor 1.3 turboflex como a principal novidade. O novo 1.3 renderá 180 cv e 25,5 kgfm de torque, bem mais animadores que o atual 1.8 E.Torq, de 139 cv e 19,3 kgfm, alvo de críticas pelo desempenho nada empolgante. O 1.3 turbo não matará apenas o 1.8, mas deverá tirar de cena também o 2.4 Tigershark , de 186 cv. As informações são do Motor.1. A opção turbinada migrará ainda para o Renegade e chegará ao Compass, possivelmente aposentando o motor 2.0 Tigershark, de 166 cv. A previsão é no segundo semestre do próximo ano. O Renegade usará também o 1.0 turbo Firefly, com três cilindros. Na Europa, ele rende 120 cv, porém é provável que ganhe ajustes para render mais em solo nacional. A projeção do designer Kleber Pinho que ilustra essa postagem dá uma ideia de como ficará a nova Toro, baseada no conceito Fastback (terceira foto), exibido no Salão de São Paulo 2018. #fiattoro #picapetoro #novatoro #fiat #motorturbo #jeeprenegade #jeepcompass #utilitario #carros #automoveis #instacar #cargram #gazetadopovo #firefly Projeção: Kleber Pinho 📷#renytrovao

Uma publicação compartilhada por Automóveis Gazeta do Povo (@autogazetadopovo) em

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]