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Os testes de impacto frontal foram feitos a 64 km por hora contra um obstáculo deformável, que simulava outro automóvel | Divulgação/ NCAP
Os testes de impacto frontal foram feitos a 64 km por hora contra um obstáculo deformável, que simulava outro automóvel| Foto: Divulgação/ NCAP

Impacto

Modelos têm carroceria frágil

O Latin NCAP diz que os testes evidenciam carrocerias frágeis e incapazes de aguentar fortes impactos, além de estruturas perigosas que apresentam graves riscos de lesão e até de morte a seus passageiros, especialmente para a região da cabeça do motorista. "Modelos populares foram falhos em oferecer proteção adequada, sobretudo ao peito do motorista, mas também devendo muito em segurança às pernas e aos joelhos dos passageiros", diz a nota.

Os resultados revelam pontos fracos do desempenho estrutural de alguns dos carros mais populares do país. A integridade da carroceria é fundamental para proteger os passageiros e evitar que sejam feridos, mesmo com a presença de air bags. Uma carroceria estável pode contribuir também para a saída dos passageiros, que precisem de cuidados e resgate após uma colisão.

Essa foi a segunda leva de carros brasileiros testados pelo Latin NCap. No ano passado, foram avaliados Toyota Corolla XEi, Chevrolet Meriva GL PLus, Fiat Palio ELX 1.4 (com e sem air bags), VW Gol Trend 1.6 (com e sem air bags), Peugeot 207 Compact 1.4 (com e sem airbags) e Geely CK 1 1.3. Na oportunidade, Gol, Palio e 207, sem air bag, receberam uma estrela, enquanto o 207 foi o pior avaliado, dos modelos com air bag, com duas estrelas. Apenas um deles ganhou quatro estrelas, o Corolla. E o modelo chinês nem sequer pontuou. Para crianças, nenhum passou de duas estrelas.

  • Falta de air bags e carrocerias frágeis deixaram a entidade bastante preocupada
  • O Range Rover Evoque oferece, segundo a entidade, 86% de proteção a adulto
  • Confira os resultados do crash test

O Latin NCAP ­– órgão independente que realiza os crash tests na América Latina – divulgou os resultados do segundo teste de colisão de carros de passeio presentes na América Latina. A entidade diz que confirmou um alto risco de lesões fatais para os motoristas e ocupantes que implicam perigo de vida.

Os modelos testados na segunda fase foram: Chevrolet Celta, Corsa Classic e Cru­­ze LT; Fiat Novo Uno Evo; Ford Fo­­cus hatch e KA Fly Viral; e Nissan March e Tiida hatch. Os testes de impacto frontal feitos a 64 km/h contra um obstáculo deformável, que simulava outro automóvel, comprovam que a segurança dos carros mais vendidos na América Latina é equivalente à dos europeus de 20 anos atrás.

Em termos de segurança para passageiro adulto, os carros de "uma estrela" – no máximo são 5 estrelas – continuam dominando o mercado latino-americano. Receberam essa nota Celta, Corsa Classic, Novo Uno Evo e KA Fly Viral. Todas as versões avaliadas desses carros não possuem air bag.

O March, que vem com dois air bags frontais de série, levou duas estrelas. O Tiida, com um air bag, foi melhor, com três estrelas. O modelo com dois air bags recebeu quatro estrelas, assim como Cruze e Focus, também com duas bolsas infláveis.

Crianças

Em relação à segurança de crianças dentro do carro, Tiida, March e Classic receberam uma só estrela, das cinco possíveis. Celta e Uno conseguiram duas. O Ka levou 3 estrelas, assim como o Focus e o Cruze. Este último foi o primeiro testado pelo Latin NCap com sistema Isofix, para fixar a cadeirinha no banco. Nesses testes, o Latin NCAP usa dummies (bone cos) representativos de 18 meses e 3 anos de idade nos testes de impacto frontais e laterais. Além de estudar os resultados dos testes de impacto, a organização diz que verifica a clareza das instruções, bem como a instalação dos bancos, para ter certeza de que a cadeirinha infantil possa ser ajustada de maneira segura.

Land Rover Evoque e VW Up conquistam as cinco estrelas

A Euro NCap também divulgou os resultados da última bateria de testes do ano realizada na Europa. Passaram pela avaliação de segurança o Volkswagen Up!, compacto que será vendido globalmente e deve inspirar o novo carro de entrada da montadora também no Brasil, o Land Rover Evoque, já vendido no Brasil, além do compacto Fiat Panda, o Jeep Grand Cherokee, Jaguar XF, Renault Fluence elétrico, Chevrolet Malibu, Kia Rio, Subaru XV, dos chineses Geely Emgrand EC7 e MG6, marca que chegou neste ano ao Brasil, Mercedes-Benz Classe B e Classe C Coupe, além do Volkswagen Beetle.

Todos receberam cinco estrelas, que é a nota máxima, exceto os dois chineses, o Panda, o Grand Cherokee, o XF e o Fluence EV, que ficaram com quatro. A entidade esclarece que a nota do Up! vale também para seus "irmãos" Seat Mii e Skoda Citigo.

O Up! conseguiu 89% de aprovação no item proteção ao ocupante adulto, 80% de proteção a criança, 46% ao pedestre e 86% de segurança assistida. O Range Rover Evoque oferece, segundo a entidade, 86% de proteção a adulto, 75% a criança, 41% a pedestres e 86% de segurança assistida.

Para o EuroNCap, as quatro estrelas do cupê MG6 e do sedã Geely Emgrand EC7 demonstram que os chineses presentes do mercado europeu estão investindo em segurança.

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