• Carregando...
 | /
| Foto: /

O aplicativo para celular Waze virou referência hoje quando o assunto é deslocamento em grandes centros, seja de carro, ônibus ou a pé.

O app gratuito ajuda o usuário a chegar ao destino com eficiência e a driblar o trânsito do dia a dia. Um dos seus diferenciais no segmento é compartilhar entre os ‘wazers’ informações do movimento das vias em tempo real, possibilitando locomoções diárias mais rápidas, desviando de acidentes, perigos e engarrafamentos.

LEIA TAMBÉM: Saiba quais são os carros mais roubados no Paraná e o custo para fazer o seguro

Mas o Waze vai além disso, oferecendo recursos e opções personalizáveis que podem ser aproveitados de diversas maneiras para facilitar a vida de quem o usa. Muitas pessoas nem sequer sabem que existem e acabam utilizando apenas o serviço de navegação.

LEIA TAMBÉM: Trânsito ganha novas leis e reajustes de valores da multas

Por isso, listamos cinco funções para aproveitar ao máximo o aplicativo, melhorando cada vez mais experiência na direção. Confira

1. PERCURSOS PLANEJADOS

Permite programar o trajeto com antecedência e receber alertas momentos antes de começar o percurso. É ideal para o usuário com compromisso marcado ou que deseja programar viagens de carro.

Também é possível ajustá-lo no recurso ‘Sincronizar Calendário’ para que ocorra a sincronia com os calendários do Facebook e do Google. Desta forma, o motorista sempre saberá quando é hora de pegar a estrada.

A opção também é interessante quando precisar usar um táxi ou quando for dirigir em um lugar desconhecido.

Para agendar um Percurso Planejado, vá para Menu > Percursos Planejados > Planejar percurso > digitar o endereço na barra de pesquisa > Escolher o horário que você terá que chegar no seu destino e aperte “Salvar”.

Toque sobre o ícone do app, no canto inferior esquerdo. Em seguida, acesse ‘Percursos Planejados’.

Busque pelo local de destino do percurso. Para configurar a data do percurso, toque em “Hoje”.

É possível definir um dia da semana. Para finalizar, toque em “Salvar”.

Para sincronizar o calendário, vá para Menu > Configurações > Percursos Planejados > ative “Sincronizar Agenda”.

2. OPÇÕES DE ROTA

Para quem costuma viajar bastante e quer evitar estradas de terra, vias expressas ou de pedágios pode criar rotas alternativas. Também é possível escolher entre rota mais rápida ou a mais curta.

Para isso, vá até Menu > Configurações > Navegação e customize a sua rota de acordo com as opções disponíveis.

3. PARA OS ESQUECIDINHOS

‘Lembrete de Criança’ é um alerta personalizável que aparece quando se chega ao destino. Mais do que avisar o usuário para o óbvio de pegar os filhos no carro, ele é útil para lembrar de objetos deixados no interior do veículo ou até mesmo o animal de estimação. Também alerta de algo que precise ser lembrado de fazer após uma longa viagem de carro.

Para ativar, acesse o Menu > Configurações >Geral>Ativar o lembrete. Para personalizar a mensagem, selecione “Mensagem personalizada”, digite o texto e clique em “Pronto”.

4. HORA CERTA DA CHEGADA

Os Wazers (como são identificados os usuários) podem compartilhar o seu horário estimado de chegada (HEC) com outros usuários, para que as pessoas saibam, com base nas condições de trânsito, quando eles vão chegar.

A partir da sincronização das contas em redes sociais, os usuários também podem mandar automaticamente as atualizações via Facebook e Twitter.

Para enviar o seu HEC (Horário Estimado de Chegada) antes de começar a dirigir selecione o amigo (ou os amigos) que gostaria de avisar e toque em ‘Enviar’, ou envie como uma mensagem de texto, mensagem no WhatsApp, e-mail ou link clicando em ‘Mais’.

Para enviar o seu HEC quando você já começou a dirigir, toque no painel do HEC na parte inferior da tela > envie a ETA e selecione o amigo ou os amigos que gostaria de avisar e toque em ‘Enviar’ ou envie como uma mensagem de texto, mensagem no WhatsApp, e-mail ou link clicando em Mais.

Um ‘beep-beep’ amigável também pode ser enviado clicando no botão da buzina.

5. EVITE MULTAS

Ao visitar uma cidade, é comum não saber os limites de velocidade de todas as estradas, rodovias, avenidas e ruas que vai percorrer. O recurso ‘Velocímetro’ alerta sobre os limites de velocidade e ajudar a evitar multas. Ele mostra a velocidade do carro em tempo real e envia alertas quando o usuário estiver dirigindo acima do limite.

Para ativar, acesse o Menu > Configurações > Velocímetro>Mostra Velocímetro.

Também auxilia a evitar multas por rodízio veicular caso esteja circulando por São Paulo, por exemplo. Para que o app guie o motorista com base na política de restrição de vias da cidade, basta adicionar os dois últimos números da placa do carro.

Para configurar esse recurso, vá para Menu > Configurações > Navegação > Rodízio veicular e adicione a informação da placa do veículo.

Para fazer o download gratuito do aplicativo Waze para iOS ou Android, acesse www.waze.com

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]