• Carregando...
A pesquisa do preço ofertado pelo mercado é fundamental para acertar na hora do arremate. | Bigstock/
A pesquisa do preço ofertado pelo mercado é fundamental para acertar na hora do arremate.| Foto: Bigstock/

A compra de veículos em leilão é uma opção mais barata para pessoas que desejam economizar na aquisição de um carro. Os descontos chegam em 30% ou mais em relação ao valor praticado no mercado. No entanto, este tipo de negócio não é tão fácil quanto a compra numa concessionária, pois é necessário fazer uma análise profunda para não adquirir um problema.

Os pátios são os locais onde se encontram os carros que serão leiloados, cuja data e endereço são comunicados através de seus sites ou pelo Detran da região. Os leiloeiros divulgam pela internet os lotes dos veículos e liberam as visitas dos interessados somente um dia antes do evento ser realizado. Só é permitido que a pessoa olhe externamente o carro, salvo as exceções onde é possível abrir as portas e o capô. Ainda assim, não é permissível ligar o veículo.

LEIA TAMBÉM: Saiba por que o Fiat Mobi é 32% mais barato no México do que no Brasil

É importante que o interessado saiba a procedência da leiloeira, verificando seu site, e se for possível, conversando com pessoas que compraram com a empresa, para ter uma noção de como funcionou este processo. A pesquisa do preço ofertado pelo mercado é fundamental para acertar na hora do arremate. Além disso, é indispensável efetuar um cálculo das despesas obrigatórias e documentos para ter ideia do valor máximo do lance. Segundo Beto Reis, especialista em vistorias veiculares, a compra de um automóvel leiloado tem como desvantagem a depreciação através de algum reparo estrutural já feito, que é facilmente identificado por uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV). “As companhias de seguros possuem políticas específicas em caso de cobertura de carro oriundo de leilão. É necessário pesquisar previamente com a seguradora se haverá risco na aquisição do veículo desejado”.

O montante deste tipo de negócio não envolve somente o valor do arremate, como inclui também a taxa administrativa, a taxa de transferência, além da comissão de 5% do valor do lance ao leiloeiro. Ou seja, é necessário pensar nos custos extras que já são previsíveis. Porém, existem outros custos que não são previstos em muitos casos, como os gastos para conserto do carro, visto que não é permitido ligar o automóvel antes do leilão, é possível que ele tenha um grave problema mecânico.

LEIA TAMBÉM: Loja de carros faz sucesso na internet com posts supersinceros

A grande maioria dos carros que estão disponíveis no leilão foram apreendidos pelos bancos (financiamentos mal sucedidos) ou possuem algum tipo de sinistro, o que pode causar sérios problemas na revenda, afinal veículo sinistrado fica com uma observação em seu documento, apontando que se trata de um carro que sofreu um acidente. “Em todo tipo de negócio sempre haverá riscos, e na compra de um veículo leiloado não é diferente. No entanto, se o carro estiver em boas condições e com um bom histórico, o comprador fará uma compra mais segura”, finaliza Reis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]