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SsangYong Kyron: jipe de luxo com preço atraente | Divulgação/SsangYong
SsangYong Kyron: jipe de luxo com preço atraente| Foto: Divulgação/SsangYong

Desconfiança dá lugar a satisfação

A falta de confiança nas marcas sul-coreanas realmente parece estar sendo superada entre os consumidores brasileiros. Proprietário de um Hyundai Tucson 2007, o médico e empresário de eventos Eduardo Caetano Dantas, 52 anos, garante que está muito satisfeito com seu jipe e já planeja trocá-lo por outro veículo da marca. "É bem acabado, vem completo e a garantia de cinco anos me dá uma maior segurança", salienta. De acordo com Dantas, outro ponto forte do modelo é o espaço interno. "Rebatendo o banco traseiro, o piso fica todo plano e posso transportar bastante bagagem, além de objetos que utilizo nas festas e eventos que produzo", reforça. Ele pretende, já no início do próximo ano, trocar seu Tucson pelo irmão maior Santa Fe.

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Topic. Towner. Besta. Houve um tempo em que estes nomes exóticos eram sinônimos para carro sul-coreano. Desde 2005, no entanto, os principais fabricantes deste tigre asiático – leia-se Hyundai, Kia e SsangYong – vêm investindo pesado na diversificação de seus produtos no mercado brasileiro, importando modelos mais sofisticados e com uma boa relação custo-benefício. Resultado: modelos como Hyundai Tucson e Kia Sportage se transformaram em sucessos de venda por aqui.

Segundo Paulo Roberto Garbossa, consultor da ADK Automotive, os fabricantes da Coréia do Sul utilizam a tática japonesa para entrar no mercado nacional: apostar em um nicho de segmento pouco explorado e conquistar o reconhecimento da marca com preços mais acessíveis e itens de série encontrados como opcionais em outras marcas. Ele lembra que, no passado, os modelos produzidos naquele país custavam pouco porque eram extremamente simples. A virada começou no início de 2000, quando o Grupo Hyundai/Kia Motors lançou um programa de qualidade com um único objetivo: ser o quinto maior fabricante do mundo no prazo de dez anos. "E eles estão conseguindo fazer a lição de casa, bem como superar um antigo obstáculo, o da falta de confiança do consumidor brasileiro", salienta.

Gastão Döring, diretor superintendente da RBV, concessionária Kia com lojas em São José dos Pinhais, Londrina, Maringá e Marília, lembra ainda que a mudança no foco de atuação das revendas influenciou no crescimento das marcas sul-coreanas. "Há uma preocupação muito grande não apenas com a comercialização em si, mas também com o pós-venda, oferecendo serviços de manutenção e reposição de peças muito eficientes", justifica. A garantia de fábrica de cinco anos, acrescenta Fabio Zago de Queiroz, gerente geral da Sevec Veículos, revenda Hyundai em Curitiba, é outra estratégia que vem ajudando os modelos sul-coreanos a cair no gosto do brasileiro. "É uma forma do fabricante mostrar que realmente acredita no seu produto."

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