• Carregando...
O estado do Rio de Janeiro foi o primeiro a implantar o novo sistema de identificação dos veículos. | Detran-RJ / Divulgação
O estado do Rio de Janeiro foi o primeiro a implantar o novo sistema de identificação dos veículos.| Foto: Detran-RJ / Divulgação

Não bastasse o imbróglio que virou a implantação das placas padrão Mercosul no Brasil, com adiamentos, suspensões e ainda a incerteza se ela será mesmo adotada em todo o país, mais um componente entrou nesta discussão. 

Uma mensagem que circula pelas redes sociais (WhatsappFacebook) supostamente ‘denuncia’ um fundo criado com parte do montante gerado pelo novo sistema unificado de placas tendo Cuba como beneficiária. 

>> Novela sem fim! Placa Mercosul pode ser suspensa mais uma vez

O texto diz o seguinte:

Você sabia que 2% de toda a arrecadação do veículo do Mercosul será destinado para a Entidade Internacional do Mercosul, a Renac.


A postagem é acompanhada de uma foto que mostra o novo modelo e o suposto símbolo do Renac logo abaixo da bandeira do estado e o brasão do município - no caso específico do Rio de Janeiro, primeiro estado no país a adotar a mudança.

A mensagem explica que a Renac significa "Reconstrucción Nacional de Cuba" e que os veículos de comunicação não estão divulgando devido a uma “conspiração entre imprensa e governo”, conforme acusa o texto:

Você sabe o que é a Renac? Não sabe, e sabe por que não sabe? Porque tudo que os comunistas fazem, fazem nas sombras e você vota e os apoia sem cobrar ou questionar.

>> Placa padrão Mercosul deve ser abandonada por Bolsonaro

Só que tudo não passa de uma mensagem falsa e a imagem, com a sigla Renac, é apenas uma montagem. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), órgão responsável pela regulamentação das chapas Mercosul, é mais uma ‘fake news’ produzida no mundo virtual, sem qualquer embasamento ou veracidade.

>> CNH gratuita fica mais perto de virar lei nacional

A placa original não traz a inscrição “Renac” e já não usa mais os brasões e bandeiras de estados e municípios.
Denatran / Divulgação

Denatran informa que não repassa quantia nenhuma a qualquer país e o que a grafia ‘Renac’ foi inserida digitalmente. Além disso, em outubro passado o governo anunciou a retirada da bandeira e do brasão da placa, que agora traz somente a do Brasil e o símbolo do Mercosul

Mas, ao olhar a mensagem percebemos outros elementos que derrubam a lógica da informação. Cuba não faz parte do Mercosul, não cita fontes confiáveis e pede para ser compartilhado.

>> Combate à fraude faz seguro obrigatório reduzir em até 79%; veja novos valores

E por fim, quando buscamos pela palavra Renac nos buscadores digitais, não encontramos nada relacionado à Cuba ou Mercosul. Mas algumas empresas privadas, como uma de crédito no Brasil.

SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Visualizar esta foto no Instagram.

MELHORES E PIORES MARCAS SEGUNDO AVALIAÇÕES NO RECLAME AQUI Para quem ainda não conhece, saiba que atualmente é o maior portal de reclamações e de pesquisa de reputação de marcas e serviços no Brasil. São mais de 18 milhões de consumidores que acessam a plataforma. As empresas perceberam a força do canal, passando a usá-lo como balizamento para atrair clientes. Confira o ranking: MELHORES MARCAS 1 Subaru 2 Mitsubishi 3 Chevrolet 4 Toyota 5 Hyundai Caoa 6 Nissan 7 Hyundai Motors 8 Land Rover 9 Volkswagen 10 Renault PIORES MARCAS 1 Honda 2 Citroën 3 Peugeot 4 Ford 5 Fiat 6 Jeep 7 JAC 8 Lifan 9 BMW 10 Mercedes-Benz Alguma surpresa? #cargram #carros #cars #gazetadopovo #instacar #veículo #rankig #reclameaqui 📷: Arte/Gazeta do Povo

Uma publicação compartilhada por Automóveis Gazeta do Povo (@autogazetadopovo) em

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]