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Interior da Locker é menos refinado que o da HLX, mas traz detalhes exclusivos |
Interior da Locker é menos refinado que o da HLX, mas traz detalhes exclusivos| Foto:

Avaliação

Carro traz motores com desempenho honesto

O visual não é o forte do Doblò. Porém, a bordo é bem diferente. O acesso é facilitado pelas portas corrediças e há espaço de sobra para até sete passageiros ou 665 litros de bagagem. Porta-objetos, copos e garrafas estão espalhados por todos os cantos. Para uma família com crianças e cachorro, é o carro ideal.

Dirigir um Doblò lembra um caminhão, pela posição elevada do assento (mesmo sem ajuste de altura), o volante inclinado, a alavanca do câmbio no painel, os retrovisores externos verticais e a imensa área envidraçada na dianteira e nas laterais. O acabamento, que foi melhorado com revestimentos em todas as colunas, novos grafismos para o quadro de instrumentos e novos tecidos para os assentos, tem um bom aspecto e não decepciona. Lamenta-se apenas não ter nenhum item de segurança, embora seja um carro direcionado para a família. Air bag e freios ABS só são oferecidos como opcionais.

Rodando no trânsito urbano, o motor 1.4, de 86 cavalos com álcool, cumpre o seu papel. Afinal é uma multivan com apelo familiar e também com 1.330 kg de peso. E com este motor, conforme a Fiat, o consumo é de 12,2 km/l de gasolina no ciclo urbano, contra 10,8 km/l do motor 1.8. Assim vale pela economia. Já rodando com o Doblò 1.8, o desempenho é bem diferente. Os 114 cv são mais do que suficientes para empurrar o carro, mesmo com cinco pessoas e o ar-condicionado ligado.

  • Modelo manteve formato retilíneo e portas laterais traseiras corrediças
  • Bússola e mostradores agora estão no alto do painel da Adventure
  • Modelo também pode ter terceira fileira e abrigar até sete passageiros
  • Confira as versões e preços da linha 2010

Maceió (AL) - A Fiat está lançando o Novo Do­­blò 2010 nas versões de passeio e Cargo. A multivan, que passou por uma plástica para se modernizar, chega até o fim do mês nas concessionárias em seis acabamentos – quatro de passageiros e duas de carga – com motores 1.4 e 1.8, ambos flex. O modelo de entrada, Cargo 1.4, tem preço inicial sugerido de R$ 38.680, enquanto a versão top de linha, a Adventure Locker, custa a partir de R$ 59.680.

O Doblò foi lançado no Brasil em 2001 e tem como concorrentes o Citroën Berlingo e o Renault Kangoo. Nos 10 primeiros meses deste ano, teve cerca de 3.800 unidades comercializadas, das quais perto de 1.800 foram do mo­­delo Cargo. Com a nova li­­nha, a Fiat espera vender cerca de 6.000 unidades no ano.

As mudanças visuais externas são basicamente redesenhos das partes frontal e traseira, seguindo o estilo europeu, que já saiu de linha por lá para dar lugar à segunda geração. O modelo em­­prega agora novos para-choques, grade cromada, faróis de dupla parábola e lanternas com contornos mais arredondados. Na versão aventureira, o estepe na tampa do porta-malas passou a utilizar o mesmo suporte do Idea Adven­ture e os para-choques mais agressivos apresentam contorno semelhante ao da picape Strada Adventure 2010. Os retro­visores também passaram a contar com piscas embutidos.

A Fiat mexeu ainda no interior da multivan, com as principais mudanças sendo no remanejamento dos botões de acionamento dos vidros elétricos do centro do console para as portas e a adoção de um novo grafismo no painel de instrumentos. As versões também ganharam no­­vos revestimentos e forrações. No Doblò Adventure, bússola e mostradores de inclinação lateral e vertical foram deslocados do alto do painel para o suporte interno no teto do veículo.

A lista de itens para o modelo de entrada 1.4 conta com direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas, portas laterais corrediças, computador de bordo, brake light, My Car Fiat, espelhos no para-sol motorista e passageiro, protetor de cárter, porta-objeto sob o teto, console central com porta-copo e bolsas porta-objeto nas portas dianteiras e porta-garrafa nas portas traseiras.

Na versão 1.4 ELX (R$ 52.540) estão presentes os mesmo itens mais ar-condicionado e sexto banco no bagageiro (o sétimo assento é opcional). A variante 1.8 HLX (R$ 54.670) conta com todos os elementos já citados mais chave do tipo canivete, ca­­lotas exclusivas, farol de neblina e vidros verdes. A versão Cargo é oferecida nas opções com motor 1.4 e 1.8 (R$ 43.320). Itens de se­­gurança, como freios ABS ou airbags, estão disponíveis apenas como opcionais em um pacote com custo superior a R$ 3 mil.

Motores

Além das mudanças no visual, a maior novidade na linha 2010 é a nova opção do motor 1.4 Fire. O propulsor, que gera 85/86 cv de potência, respectivamente com gasolina e com álcool, é o mesmo que já equipa os modelos Palio e Punto. Pelas informações fornecidas pela Fiat, o Doblò com esta motorização e abastecido so­­mente com álcool faz de 0 a 100 km/h em 15,5 se­­gundos e atinge a velocidade máxima de 151 km/h. Em relação ao consumo e ainda só com álcool no tanque, o carro faz uma média de 7,8 km/l na cidade e 9,4 km/l na estrada. Nas versões HLX e Adventure, permanece o 1.8 Flex, com 112/114 cv.

O jornalista viajou a convite da Fiat.

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