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Gramado (RS) – A Ford começa a vender em maio a versão eletrônica da picape F-250, que além de um motor mais potente ainda recebeu opção 4X4 e mudanças no visual, interior e suspensão. Permanecem as duas versões de acabamento, XL e XLT, e preços de R$ 135 mil para a top de linha. A principal concorrente da F-250 é a Dodge Ram.

Na dianteira, a picape em sua versão 2007 ganhou faróis com lentes lisas de policarbonato e a grade com barras horizontais. Por dentro, o painel recebeu novo grafismo e mais luzes indicadoras, com uma delas alertando a presença de água no filtro de diesel. A versão top ainda ganhou um console central com considerável espaço interno e caçamba cresceu 40 centímetros nas versões 4X4 permitindo maior capacidade de carga. Como equipamento de série, a picape traz ar-condicionado, direção assistida, vidros, travas e retrovisores com comando elétrico, freios com sistema antitravamento (ABS) e ajuste de altura do banco do motorista. A picape ainda oferece air-bag para motorista, CD player com MP3 e volante com ajuste de altura.

Já as mudanças mecânicas foram bem mais importantes, a começar pelo motor turbodiesel Cummins 3.9 de 203 cv de potência e 56 kgfm de torque, que leva a F-250 (cabine simples) de zero a 100 km/h, em apenas 14,2 segundos e atinge a velocidade máxima de 160 km/h. Conforme a equipe de engenharia da Ford, esse motor a diesel utiliza injeção do tipo cammon rail, um sistema de alta pressão com gerenciamento eletrônico que permite reduzir a emissão de poluentes e o consumo, entre outras vantagens. A picape ainda recebeu um sistema 4X4 com acionamento por botão no painel como na Ranger. Escolhe-se entre os modos 4X2 (tração traseira), 4X4 e 4X4 reduzida. Os dois primeiros podem ser engatados até 80 km/h, mas para a reduzida o veículo deve estar parado e com embreagem e freio acionados. A roda-livre dianteira tem seleção no cubo das rodas, em vez de automática.

Substituta da F-1000, a picape F-250 chegou em 1998 no mercado e no ano passado teve 2.200 unidades comercializadas. E, neste ano, a marca espera vender mais de 3 mil unidades e acredita que a opção 4X4 vai responder por 65% do total das vendas.

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