• Carregando...
 | /
| Foto: /

Os consumidores reclamaram e a Ford, enfim, reconheceu problemas relacionados à trepidação no câmbio automatizado de dupla embreagem Powershift que equipa os modelos EcoSport, New Fiesta (hatch e sedã) e Focus (hatch e sedã).

A montadora irá comunicar via carta ou mala direta todos os donos dos veículos afetados e realizar os reparos necessários para solucionar a falha na transmissão, além de estender a garantia de fábrica de três para cinco anos ou até 160 mil km. O número de unidades envolvidas não foi divulgado, mas contempla os modelos fabricados em 2013 e 2014.

A decisão da marca só partiu depois dela ter sido notificada pelo Fundação Procon-SP. Na nota que enviou ao órgão de defesa do consumidor, a empresa informa que identificou ‘alguns casos’, que serão reparados, mas afirmou que não há necessidade de realizar recall porque a falha não representa risco à segurança dos usuários.

O Procon paulista divulgou que o defeito foi identificado após centenas de reclamações de consumidores nas redes sociais, em matérias na imprensa e, também, registradas no no próprio órgão de defesa. “Segundo relatos dos consumidores o mau funcionamento causa trepidações, ruídos e superaquecimento no sistema”, explica a nota da entidade.

Essas falhas levariam a trocas prematuras de kit embreagem e, em casos mais severos, a problemas entre a passagem das marchas ou demora para o sistema responder. A consequência, segundo apontou proprietários, é a perda de força, especialmente em subidas, e até de pane, com a impossibilidade de engatar as marchas.

Contaminação

A Ford nega que haja perda de força e que o problema não é apresentada em todos os carros equipados com o câmbio Powershift. “O problema pode ser causado pela contaminação de uma das embreagens por fluido de transmissão, e que adotou um novo tipo de vedação para os carros que estão sendo produzidos”, disse em nota.

De acordo com a empresas, da “leve trepidação” não gera perda de força motriz do veículo, alegando que “continua havendo transmissão de força às rodas”. Também não há registro de acidentes com vítimas causados pela ocorrência do problema. Os modelos usados e afetados pelo problema receberão uma nova embreagem gratuitamente.

A transmissão Powershit é responsável por equipar 36,3% das unidades do Fiesta, 37,2% do EcoSport e 83,4% do Focus. Veículos que já tenham passado dos 160 mil km, mas que ainda estejam dentro dos 3 anos de garantia previstos, também poderão ter a embreagem substituída caso apresentem o problema, informa a marca.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]