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Visual do Ka 2011 era marcado pelas três barras na grade frontal. No modelo 2012 existe apenas uma entrada de ar | Fotos: Divulgação/Ford
Visual do Ka 2011 era marcado pelas três barras na grade frontal. No modelo 2012 existe apenas uma entrada de ar| Foto: Fotos: Divulgação/Ford

Avaliação

Economia é o forte do modelo

Embora a Ford tenha apresentado mudanças interessantes na suspensão para aprimorar a absorção dos impactos e o nível de ruído, não houve modificações substanciais na dirigibilidade, que mantém boa porção da característica prazerosa de parecer que se está pilotando um kart – marca registrada do modelo desde sempre.

Embora tenha uma boa agilidade, não espere dele um desempenho brilhante – o 1.0 acelera de 0 a 100 km/h em 16,2 segundos com gasolina e em 14,8 segundos com etanol, combustível que faz a máxima chegar a 162 km/h –, mas sim uma bela economia – 10,2 km/l de etanol e 15,2 km/l com gasolina. O tanque tem 45 litros.

  • A versão Sport é a única da linha 2012 que passa a oferecer motor 1.6 flex de 107 cavalos de potência
  • As lanternas traseiras têm novas molduras internas e cobertura das lentes na cor cinza
  • Faixas na pintura do Ka Sport são inspiradas no Ford Mustang
  • Interior do Sport é marcado pelos bancos em estilo de concha
  • Por dentro, o Ka ganhou novos tecidos e iluminação branca

São Paulo - A linha 2012 do Ford Ka chega às concessionárias no início de agosto trazendo leves mudanças visuais e melhorias no acabamento interno. Também mudaram os catálogos e os preços. A ta­­bela do subcompacto, com mo­­tor 1.0 flexível de 73 cavalos, partirá de R$ 24.500 – são R$ 920 a menos que a atual. O carro, que continua apenas com duas portas, também ganhou a nova opção Sport, com visual mais arrojado, motor 1.6 e preços que partem de R$ 35,9 mil.

A principal mudança do Ka está na dianteira, que ficou mais parecida com a do Fiesta produzido na fábrica de Camaçari (BA). O destaque é a grande entrada de ar e faróis com máscara negra. Os retrovisores também ganharam setas integradas e, atrás, a alteração mais notável foi feita nas lanternas, que têm novas molduras internas e cobertura das lentes na cor cinza. Por dentro, a novidade é que a iluminação do painel, que antes era verde, passou a ser branca. Os instrumentos tam­­­­bém têm novo grafismo e há porta-copos entre os bancos.

Equipamentos

Todas as versões do Ka 2012 trazem alerta de manutenção programada por tempo ou quilometragem, chave única para ignição e abastecimento (uma necessidade do consumidor detectada em clínicas), conta-giros, relógio digital no painel, desligamento automático dos faróis e lanternas, console central com porta-objetos, apoios de cabeça dianteiros e traseiros com regulagem de altura, banco traseiro com encosto rebatível, entre outros itens.

Na versão Fly (R$ 26.590) vem travas e vidros elétricos e direção hidráulica como opcional. A Pul­­se (R$ 29.590) traz de série com o kit Class (ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricos) e opcionalmente rodas de liga leve, som MyConnection e air bags.

Entre os compactos de três por­­tas, o Ford Ka é líder do segmento, com 30% de participação. O modelo também responde por 19% das vendas da marca no Brasil.

Versão Sport é rápida e espertinha

A principal novidade da reestilização é a chegada da versão Sport, que além das faixas esportivas, possui spoiler dianteiro, saias laterais e aerofólio, além de rodas de liga leve de 15 polegadas. À exemplo do Uno Sporting, a Ford também preparou uma cor laranja exclusiva para o Ka Sport, que contrasta com as faixas em preto fosco. Estas faixas, de acordo com a marca, fazem homenagem ao clássico esportivo Mustang.

Internamente, as diferenças do Sport para as demais versões são pequenas. O grafismo do painel é diferenciado e os bancos têm uma pegada mais esportiva estilo "concha" e o logotipo Sport bordado nos encostos dianteiros. "A preocupação era dar apenas uma roupagem mais esportiva ao Ka. E acho que conseguimos", avalia João Marcos Ramos, chefe de designer da Ford.

Além do desenho, o motor é outra atração do Ka. O bloco 1.6 de 107 cavalos de potência a 5.500 rpm e torque máximo de 15,2 kgfm a 4.250 rpm torna a condução divertida, já que a relação peso potência é de 9 kg/cv. Assim, o hatch da Ford manteve seu estilo ‘kart’ de condução. A velocidade máxima é de 181 km/h e a aceleração de 0 a 100 km/h acontece em 11,2 segundos. O consumo é de 9,8 km/l (álcool) e 13,8 km/l (gasolina), segundo dados da montadora.

O jornalista viajou a convite da Ford

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