• Carregando...

Com a proximidade do inverno, as baixas temperaturas já começam a exigir uma nova rotina de cuidados com o carro. Assim, itens esquecidos durante os dias de calor passam a ser mais utilizados. Para não correr o risco de perceber o problema apenas quando precisar do equipamento, vale a pena dar uma atenção especial aos itens mais usados com a chegada do frio.

Um desses equipamentos é a bateria. "Devido ao frio, o motorista usa muito o desembaçador, ar quente e ar frio. Além disso, o motor de arranque do carro exige mais da bateria", explica Ângelo Conti, consultor técnico da Mecânica João Hoffmann, em Curitiba. Segundo ele, todo esse consumo pode antecipar o fim da vida útil do componente. Conti recomenda que para o motorista não ser pego no susto, fique atento aos sinais de problemas com a bateria, como dificuldade de dar a partida no veículo.

Outra orientação para evitar problemas na hora de sair com carro é observar a gasolina do reservatório da partida a frio. O sistema, que facilita o processo de ignição nos dias de baixa temperatura, está presente nos carros a álcool e bicombustíveis. O chefe de mecânica da oficina Berko, Jefferson da Silva, lembra que o motorista deve verificar o combustível do reservatório e, caso ele apresente um aspecto de deteriorado, faça a troca para evitar problemas.

Quanto a qualidade da gasolina que vai no reservatório da partida a frio, a fábrica de autopeças Delphi informa que é importante seguir o recomendado pelo manual do veículo, que em alguns casos pode indicar o uso da gasolina aditivada. Para o chefe de mecânica da Berko, no entanto, não há necessidade de um combustível especial, mas é importante que seja uma gasolina de qualidade.

Outro item muito utilizado nesse período é o desembaçador. O vidro traseiro, composto por filetes elétricos, é muito sensível. Não existe manutenção para ele e se um dos filamentos é danificado, pode ser necessária a troca do vidro. "Se for apenas um arranhão ou um pequeno risco, é preciso verificar se é possível reconstituir a parte danificada", afirma o proprietário da ChenChen Auto Vidros, Tony Jachtchechen.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]