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Feira conta com mais de 2 mil expositores de veículos, autopeças e implementos rodoviários | Fábio Cherubini/Gazeta do Povo
Feira conta com mais de 2 mil expositores de veículos, autopeças e implementos rodoviários| Foto: Fábio Cherubini/Gazeta do Povo

Marcas investem em veículos menos poluentes

O cerco à emissão de poluentes está cerrado para as fabricantes europeias, que trabalham para desenvolver soluções que correspondam às novas exigências da região. Com a introdução do Euro 6, norma que regulamenta a quantidade de partículas tóxicas liberadas no meio ambiente, as montadoras investem em veículos híbridos e mais econômicos.

A MAN, pertencente ao grupo Volkswagen, apresentou durante a 65ª IAA o novo integrante da linha TGX, o D38 com 640 cv e 305,9 kgfm de torque a partir das 930 rotações. Conforme a montadora, o caminhão apresenta uma economia de combustível de 6,5%, além de ter entre as tecnologias incorporadas o controle de cruzeiro adaptativo e o assistente de ponto cego. Por equanto, não há uma estimativa de quando o lançamento chegará ao Brasil.

Integrante da mesma família, o caminhão-conceito TGX Hybrid é outra aposta para reduzir as emissões de poluentes na atmosfera. O veículo é equipado com um motor a diesel de 440 cv, auxiliado por um propulsor elétrico que usa a energia acumulada pela frenagem para movimentar o veículo. Com a tecnologia, ele é capaz de reduzir o consumo de combustível em até 8%.

Autônomos dependem de nova legislação

As transportadoras europeias têm um grande desafio pela frente: o de contornar o desinteresse das novas gerações pela profissão de caminhoneiro. Para torná-la mais atrativa e renovar o setor, as montadoras investem em veículos mais confortáveis e na mudança de ‘status’ da função, que irá da simples condução à gestão de cargas.

Entretanto, para pôr os autônomos na estrada, as fabricantes dependem da revisão do regulamento europeu sobre o assunto. A legislação atual, por exemplo, não define de quem é a responsabilidade em casos de acidente e não permite que os veículos sejam conduzidos sem que um motorista esteja na direção. Além disso, a velocidade dos carros no piloto automático é de até 10 km/h.

  • Caminhão-conceito da Mercedes possui luzes de led no lugar dos faróis
  • Ferramenta digital da ZF possibilita manobra de veículos por meio de um tablet
  • Novo TGX D38 640 é mais potente e econômico
  • A tecnologia Innovation Truck, da fabricante de autopeças e transmissões ZF, permite manobras em caminhões por meio de um aplicativo desenvolvido para tablets. A ferramenta usa uma conexão bluetooth para realizar as operações. De acordo com a empresa, não há uma data para o lançamento da novidade

No que depender da corrida tecnológica das montadoras, o futuro dos caminhões será autônomo e conectado. Os veículos comerciais com ferramentas que facilitam a vida do condutor tomaram a cena da 65ª Feira Internacional de Mobilidade, Transportes e Logística de Hannover (IAA), na Alemanha. O evento, que termina amanhã, apresenta lançamentos de mais de 2 mil fabricantes, fornecedores de autopeças, componentes e acessórios e implementos rodoviários de 45 países.

Uma das estrelas da feira é o Future Truck 2025, o ‘caminhão do futuro’ da Mercedes-Benz, que dispensa o uso do acelerador para mover o veículo. Embora ainda seja um conceito, com previsão de lançamento para daqui a 11 anos, o modelo é uma das apostas da marca para o transporte de cargas.

Equipado com um piloto automático, ele identifica as linhas de rolagem e outros veículos dentro de um raio de curto alcance de 60 metros no entorno e de até 250 m à frente, tudo isso por meio de um conjunto de radares frontal, laterais e traseiros. Na dianteira, o modelo possui ainda uma câmera que faz uma varredura da estrada e indica a presença de pedestres e objetos parados ou em movimento, além de coletar dados sobre o tráfego e as características da pista, como a presença de aclives e declives. O modo autônomo é um opcional. Ou seja, o caminhoneiro pode retomar o controle na hora que quiser. Quando ativado, o veículo mantém uma velocidade máxima de até 80 km/h, conforme o permitido pelas leis de trânsito da Europa.

As tecnologias de conectividade oferecem ao modelo as funções de comunicação de Veículo para Veículo (V2V) e de Veículo para Infraestrutura (V2I), que respectivamente informam a condição de tráfego e o mapa da estrada para outros caminhões e se comunica com a sede da transportadora para definir as melhores rotas.

Outra novidade do veículo-conceito é a ausência de espelhos retrovisores, que são substituídos por duas telas no interior da cabine. O caminhão do futuro é complementado por ferramentas conhecidas, como os assistentes de controle de proximidade e de frenagem.

Na ponta dos dedos

Já a fabricante de peças e transmissões ZF deu um passo à frente no desenvolvimento da condução autônoma ao apresentar o Innovation Truck, uma tecnologia que possibilita a manobra de veículos pesados por meio de um tablet. A ferramenta integra os sistemas mais recentes de direção, transmissão e telemática criados pela marca e não exige que o motor esteja ligado para realizar as manobras – o motorista pode usar apenas a eletricidade acumulada na bateria para esta operação.

Com isso, os modelos apresentam uma economia de 6% a 8% no uso de combustível, segundo a fabricante, além de facilitar manobras complicadas nos pátios dos centros de distribuição.

* O jornalista viajou a convite da Anfavea.

Salão de Hannover

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