• Carregando...
O defeito está no insuflador, uma peça de metal que abriga o gás que faz a bolsa do airbag abrir. | Proteste/ Divulgação
O defeito está no insuflador, uma peça de metal que abriga o gás que faz a bolsa do airbag abrir.| Foto: Proteste/ Divulgação

A Honda anunciou o recall de 66.915 unidades dos modelos FitCity em razão dos ‘airbags mortais’ da marca Takata. O chamado envolve exemplares fabricados entre 2013 e 2014.

O problema está na bolsa inflável do lado do passageiro, responsável por pelo menos 22 mortes nos Estados Unidos e 180 feridos ao redor do mundo. 

O chamado acontece logo depois do Ministério da Justiça abrir uma investigação contra a montadora , por esta não comunicar os acidentes causados pelos ‘airbags mortais’ no Brasil, sem vítimas fatais.

>> Após zerar, novo Ford Ka melhora nota em crash test; veja os mais seguros

Chamado envolve o modelo anterior do Fit, com o visual antigo.
Honda / Divulgação

O equipamento defeituoso pode liberar fragmentos metálicos do insuflador, que acabam projetados na direção dos ocupantes após uma colisão frontal de intensidade moderada ou severa. 

São quase 55 milhões de carros afetados pelo problema ao redor do mundo, o que levou a Takata à falência. Só no Brasil, estima-se que apenas 800 mil dos cerca de 2 milhões de carros com os airbags mortais foram reparados.

A  linha anterior do sedã compacto City também está no pacote dos airbags mortais.
Honda / Divulgação

Entenda o perigo

Segundo explicação do Proteste, O defeito está no insuflador, uma peça de metal que abriga o gás que faz a bolsa do airbag abrir. Por falhas na vedação e por exposição à umidade, a peça de metal feita pela Takata começa a trincar e, com isso, as características do gás são alteradas. 

>> Nem bem estreou e placa padrão Mercosul já sofre mudança

Dessa forma, em um eventual acidente que o airbag seja acionado, a abertura acontece forte demais, quebrando o insuflador em estilhaços, que são atirados contra os ocupantes. 

Os ferimentos podem ser comparados a facadas e até mesmo ao de uma bala por arma de fogo.

Confira os códigos de chassis não sequenciais envolvidos:
Ano/modelo Chassis finais
Data de produção
Honda Fit 2014
De EZ10002 a EZ503439
8/3/2013 a 10/4/2014
Honda City
De EZ200001 a EZ216205
De E130001 a E1307830
16/4/2013 a 2/6/2014
SIGA O AUTO DA GAZETA NO INSTAGRAM
Visualizar esta foto no Instagram.

A fabricante inglesa Royal Enfield lança no Brasil a exótica Pegasus. 👏👏⠀ ⠀ Baseada na Classic 500, o modelo faz uma homenagem à lendária RE/WD 125, motinha que desempenhou uma papel importante durante a Segunda Guerra Mundial, recebendo o apelido de Flying Flea (Pulga Voadora).⠀ ⠀ Por ser uma edição limitada, o mercado brasileiro receberá apenas um lote de 60 Pegasus. A releitura custa R$ 24,9 mil e o processo de compra é somente pelo site.⠀ ⠀ A moto é oferecida nas cores verde e marrom, sempre com temas militares. O modelo ainda é personalizado com o emblema ‘Made Like Gun’ , uma alusão à história da marca, placa com numeração da unidade e o brasão oficial do Regimento de Paraquedistas Britânicos.⠀ ⠀ ⠀ #cargram #carros #cars #gazetadopovo #instacar #veículo #moto #pegasus #royalenfiled

Uma publicação compartilhada por Automóveis Gazeta do Povo (@autogazetadopovo) em

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]