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Na foto ao alto o GLC e logo abaixo o GLE Coupé. | Fotos: Malagrine/Mercedes-Benz
Na foto ao alto o GLC e logo abaixo o GLE Coupé.| Foto: Fotos: Malagrine/Mercedes-Benz

Os bons resultados do utilitário esportivo compacto GLA no Brasil fez a Mercedes-Benz mirar sua artilharia para o segmento que mais cresce não só por aqui, mas também no mundo. A marca alemã começa a importar dois modelos inéditos: o GLC, um SUV médio que é a segunda geração do GLK, e o GLE Coupé, de porte maior, mais imponente e que exala esportividade.

Ambos complementam a linha de SUVs da montadora no país e brigam, respectivamente, com Audi Q5 e Q7, BMW X3 e X6, além de Land Rover Evoque e Discovery Sport.

Novas nomenclaturas

A Mercedes-Benz decidiu facilitar o entendimento em relação às nomenclaturas dos utilitários. Pelo nova ordem, a letra G corresponde ao utilitário esportivo clássico, com carroceria sobre chassi, enquanto as letras GL significam que se trata de um SUV contemporâneo, com carroceria monobloco. A letra complementar faz referência à plataforma da qual o carro é originário. Assim, o GLE Coupé é o SUV da Classe E, enquanto o GLC é o SUV da Classe C.

Em comum, elas são equipadas com a tração integral 4Matic, que controla automaticamente a força em cada uma das rodas de acordo com a necessidade do terreno. Além, é claro, de oferecerem a tradição da Mercedes quanto ao requinte no acabamento, conforto extremo aos ocupantes, desempenho instigante e segurança ao rodar, aliados a tecnologias de última geração.

Derivado do sedã Classe C, o GLC é tratado como ‘SUV puro sangue’ da montadora. Ele está à venda nas versões 250, por R$ 222.900, e 250 Sport, por R$ 264.900. Já o GLE Coupé, segundo a Mercedes, é ideal para quem gosta de chamar a atenção. Seu preço também impressiona: R$ 415.900 para a versão Coupé 400 e R$ 425.900 para a Coupé 400 Night.

A Mercedes está confiante de que os dois produtos ajudarão a marca a crescer ainda mais em 2016, após o bom desempenho verificado no ano passado, quando registrou um salto de 47% nas vendas, o maior entre as marcas de luxo, com 17,5 mil emplacamentos - ficou apenas a 27 carros da Audi, que fechou em primeiro no segmento premium.

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Mercedes-Benz GLC 250 4Matic

O modelo em nada lembra o antecessor GLK, de formas quadradas. Importado da Alemanha, ele adota o novo padrão de estilo da linha de utilitários da marca, com diversas evoluções construtivas. O espaço interno está mais amplo – o entre-eixos cresceu 11,8 cm –, o carro ficou 5 cm mais largo e o porta-malas incorporou mais 80 litros (total de 550 l). Mesmo maior, o uso de alumínio com aços de alta resistência na carroceria fez o veículo emagrecer 80 kg (1.735 kg).

O GLC é equipado com motor 2.0 turbinado de quatro cilindros, que rende 211 cavalos e 35 kgfm de torque entre 1.200 e 4.000 rpm. Segundo a fabricante, este bloco combinado à transmissão automática de nove marchas, ao novo design que entrega um menor arrasto aerodinâmico e à carroceria leve, torna o modelo mais eficiente, com consumo de gasolina 19% menor em relação ao antigo GLK. O utilitário acelera até 100 km/h em 7,3 segundos e alcança 222 km/h de máxima.

O nível de conforto na rodagem e de toque esportivo do veículo aumentou ainda mais com a nova suspensão adaptativa, as cinco opções dos modos de transmissão do sistema Dynamic Select (conforto, economia, sport, sport+ e individual) e a tração integral permanente 4Matic.

“O modelo faz parte de uma nova proposta da Mercedes-Benz para a linha de SUVs, caracterizados por maior versatilidade e dinamismo, proporcionando uma experiência totalmente nova no segmento de utilitários esportivos”, afirma Holger Marquardt, diretor geral Automóveis América Latina

A versão Sport do GLC traz o pacote visual esportivo AMG, que inclui escapamento com ponteira dupla, rodas de liga leve de 19 polegadas (a opção standard usa de 18”), para-choques com protetores inferiores integrados, teto solar panorâmico, bancos de couro e volante esportivos. A Sport também traz de série o Active Parking Assist, assistente eletrônico de manobra que estaciona o veículo automaticamente em vagas paralelas ou perpendiculares.

Mercedes-Benz GLE Coupé 400 4Matic

A novidade adiciona ao SUV as linhas esportivas de um cupê (com o caimento acentuado do teto na parte traseira). Não há como negar a inspiração no BMW X6, modelo que impulsionou este estilo depois de aprimorá-lo do SsangYong Actyon.

O GLE é a versão repaginada do modelo ML, fabricado desde os anos 1990 nos Estados Unidos e de onde também vem o seu sucessor – a carroceria standard já está no Brasil desde o fim de 2015.

Malagrine/Mercedes-Benz

O Coupé é essencialmente esportivo. O motor 3.0 V6 biturbo rende 333 cv e torque de 49 kgfm disponíveis entre 1.600 e 4.000 rpm. Toda essa força administrada pela transmissão automática de nove marchas. O conjunto empurra sem timidez nenhuma as 2,2 toneladas do carro de 0 a 100 km/l em apenas 5,9 segundos.

Durante a avaliação nas rodovias próximas a Campinas (SP), cada pisada leve no acelerador era respondida com uma patada que fazia o velocímetro subir rapidamente. Ainda mais se optarmos pelo modo ‘sport+’, que alonga as trocas de marchas, enrijece o volante elétrico e torna o pedal direito extremamente sensível. A suspensão pneumática também reduz em 1,5 cm a altura do carro, melhorando a estabilidade.

O interior traz o luxo característico da Mercedes e um sistema de som compatível à potência do motor. O DVD Harman Kardon Logic 7 inclui 14 alto-falantes que despejam até 830 watts de potência.

O GLE Coupé vem com o pacote visual esportivo AMG Line, incluindo os spoiler dianteiro e traseiro, além de bancos, volante e pedais esportivos de alumínio. A versão mais cara Night acrescenta barra da grade do radiador e as carenagens dos espelhos externos em preto com alto brilho.

Mercedes GLS

A Mercedes aproveitou o lançamento da dupla de SUV’s para realizar a pré-estreia da nova geração do GLS, o utilitário topo de gama feito sobre a plataforma do Classe S. O maior SUV da marca também adota o novo padrão de estilo e incorpora as tecnologias mais recentes.

A novidade desembarca em abril na configuração 350d, oferecendo o mesmo conjunto mecânico do GLE standard: motor 3.0 V6, de 258 cv e 63,2 kgfm disponível a 1.600 rpm. O preço divulgado é R$ 393.900.

Mercedes AMG G 63

Outro convidado da festa foi o AMG G63, que destoava dos demais no design, porém é um clássico da marca quando o assunto é robustez e capacidade de off-road genuína. O modelo não se acanha com as sua linhas retas, usadas há 35 anos, e chama a atenção mais pela combinação de potência e versatilidade disponível para quem busca aventuras extremas.

Linha completa

Todos os seis utilitários esportivos da Mercedes estarão a venda no Brasil em 2016. Desde o clássico Classe G (trazido sob encomenda), os já lançados GLA – este começa a ser montado na nova fábrica de Iracemápolis (SP) no segundo semestre – e GLE (ex-ML), os agora apresentados GLC (ex-GLK) e GLE Coupé, e ao GLS (que substitui o GL), programado para abril.

Sob o capô está um motor 5.5 V8 biturbo, que gera 544 cv e 77,5 kgfm de torque entre 2.000 e 4.500 giros.

A transmissão é automática de sete marchas e a aceleração de zero a 100 km/h é cumprida em apenas 5,4 segundos – e olha que o grandalhão pesa 2,5 toneladas.

A Mercedes vende o AMG G63 somente por encomenda e pelo preço de R$ 879.900. O tempo entre a compra e a chegada do veículo dura de 3 a 4 meses.

É possível optar por cores especiais, como a amarela, laranja e verde, que encarece o modelo de R$ 15 a R$ 40 mil, dependendo da cor.

*O jornalista viajou a convite da Mercedes-Benz

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