A Dafra apresentou a Next 250 no Salão Duas Rodas 2011 e, na época, chamou atenção com seu visual moderno e agressivo. Depois de seis meses, ela chegou ao Brasil com a missão de enfrentar um segmento bastante disputado e de grande importância para as marcas nicho visto pelos fabricantes como a evolução natural dos milhões de proprietários de motos street de 125 e 150 cc.
Além de ciclística muito bem acertada e a ergonomia ideal para o trânsito urbano, a Next oferece uma motorização diferenciada, já que usa refrigeração líquida e câmbio de seis marchas.
Para desbancar suas maiores concorrentes Honda CB 300R e Yamaha Fazer YS 250 , a Next traz outros atrativos como, por exemplo, painel digital completo, sensor de cavalete lateral, banco bipartido, lanterna traseira com led e regulagem do freio no manete. Mas o principal trunfo é preço sugerido: R$ 10.190, menor que a Fazer (R$ 11.279) e CB 300R (R$ 11.690).
Um dos pontos fortes da Next 250 está na ciclística. Freios, suspensões e chassi se mostram aptos a receberem um motor de maior capacidade cúbica, sem exageros. O quadro tipo diamante envolve o motor e traz, na dianteira, garfo telescópico convencional (110 mm de curso) e balança traseira monoamortecida (129 mm de curso).
Durante avaliação pelas ruas e rodovias de São Paulo, não houve situação em que o conjunto chegasse ao fim de curso. Além disso, a desenvoltura nas curvas é boa. Os freios também atendem a proposta e param a moto com segurança. Os pneus 110/70-17 (à frente) e 130/70-17 (atrás) também transmitem bastante confiança. São os mesmos Sport Demon, da Pirelli, que equipam as concorrentes Honda e Yamaha.
A novidade tem aptidão urbana. O guidão estilo conforto é alto e passa em alguns centímetros o canote, o que permite uma posição ereta da coluna e transpor os retrovisores dos automóveis sem problema. A Dafra cometeu um pequeno pecado ao adotar manoplas de plástico (duro), em vez de modelos de borracha, que oferecem maior aderência (grip) e, consequentemente, melhor controle em situações extremas.
Vale destacar o bom espaço e a altura do assento, a 790 mm do solo, que facilita a vida dos pilotos de menor estatura e confere mais segurança aos iniciantes.
Motor
O motor da Next 250 tem som grave, o que pode causar estranheza em alguns motociclistas. O propulsor monocilíndrico de 249,4 cm³ é refrigerado a líquido. Essa característica, na teoria, permite à Next atingir giros mais altos e assim melhor desempenho.
Na prática, a moto "desliza" pela cidade, mas pede troca constante de marchas, devido ao câmbio de seis velocidades. Dessa forma, o que é um grande trunfo para as estradas, já que o motor não fica "gritando", pedindo mais uma marcha, acaba não sendo muito cômodo para a cidade. Com a sexta engatada, a moto perde muito torque, forçando o piloto a retornar para a quinta num trecho levemente inclinado.
Contudo, a nova street da Dafra se redime no posto de gasolina. Na cidade fez 26,6 km/l e na estrada passou para 28,9 km/l, graças, justamente, a sexta marcha que mantém as rotações baixas.
O propulsor produz 25 cavalos de potência máxima a 7.500 rpm mais do que a Fazer (21 cv) e próximo da CB 300R (26,5 cv). Já o torque máximo de 2,75 kgfm (aos 6.500 giros) também é superior ao modelo da Yamaha e próximo do oferecido pela Honda.
Seu desempenho permite viajar em rodovias rápidas, sem problemas. Mas, o piloto se sentirá melhor em estradas secundárias e com muitas curvas onde é possível desfrutar de sua ciclística impecável. Para quem está no começo de sua trajetória no motociclismo, mas já teve experiências com streets menores, a Dafra Next 250 surge como uma boa opção. Está disponível em três cores vermelha, preta e pérola (branca).
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