• Carregando...
A nova geração da Yamaha R1 mostra um visual rejuvenescido. O modelo esportivo rende 200 cv e traz suspensão eletrônica | Fotos: Divulgação
A nova geração da Yamaha R1 mostra um visual rejuvenescido. O modelo esportivo rende 200 cv e traz suspensão eletrônica| Foto: Fotos: Divulgação
  • A Ducati Scrambler é uma releitura da moto da década de 60
  • A modelo de rua 1290 Superduke R será lançada pela KTM
  • A Triumph já faz a pré-venda da Tiger 800 XRx, ao preço de R$ 43 mil
  • A naked GSX S 1000 nasceu da superesportiva 1.000 cc da Suzuki
  • A BMW S1000 XR se encaixará entre a F 800 GS e R 1200 GS
  • A Kawasaki Ninja H2 possui um potente motor de 1.000 cc

O Brasil ocupa o quinto lugar no ranking mundial do mercado de motos acima de 500 cilindradas, ficando atrás apenas dos EUA, Japão, Alemanha e França. Isto se justifica porque o ano que está começando terá importantes lançamentos de motos no país, principalmente de altas cilindradas. Outra boa notícia no segmento de duas rodas é que Curitiba ganhará em fevereiro uma concessionária da marca austríaca KTM, que inicia nova operação no mercado nacional, agora em parceria com a Dafra.

KTM

Além das conhecidas motos de competição off-road - 300 EXC (R$ 39.690), 250 EXC-F (R$ 40.690) e 350 EXC-F (R$ 42.890) -, a KTM também irá oferecer os modelos de rua, entre eles a 1290 Superduke R, 1190 Adventure R, 1190 RC 8R e 1190 Adventure. A concessionária terá exclusividade na comercialização de toda linha de produtos, incluindo vestuário, peças de reposição, acessórios e pós-vendas on e off-road.

BMW

Já a alemã BMW, representada pela concessionária Star News na capital paranaense, é a que terá o maior número de novidades. As motos F 800R, S 1000 RR e as R1200 R e RS ganharão potência e atualizações no visual. Das estreias, a S 1000 XR é uma big trail que se encaixará na fresta entre a F 800 GS e a R 1200 GS. Seu motor de 160 cv é o mesmo da S 1000R.

Com o preço sugerido de R$ 76 mil, a BMW S 1000 RR também deve chegar à Star News até o início de março. Apresentada no ano passado no Salão de Colônia, na Alemanha, a moto traz desenho renovado e uma nova posição de pilotagem. O motor foi reajustado para 199 cv, 6 cv a mais que o modelo anterior.

O painel de instrumentos traz todos os detalhes mecânicos, como temperatura, velocidade, entre outros, em uma tela de alta resolução e visual diferenciado. A suspensão eletrônica adaptativa recebeu atualizações e está mais rápida e sensível. O sistema analisa as condições de aderência do piso, inclinação da moto, entre outros referenciais, para estabelecer diferentes padrões de amortecimento, tornando o conjunto mais rígido ou macio, conforme a utilização.

Yamaha

A Yamaha já promove seus lançamentos neste mês de fevereiro. Entre elas, a nova geração da R1 com seus 200 cv, suspensão eletrônica e controle de tração. De acordo com a marca, a R1 recebeu uma extensa ação de rejuvenescimento e pode ser considerada uma moto nova. A outra novidade será a MT-09 Tourer, versão big trail da MT-09, que foi lançada no Brasil em 2013. Quem também pode dar as caras é a YZF-R3. Esta pequena esportiva bicilíndrica de 320 cc seria a rival direta da Kawasaki Ninja 300.

Ducati

Pelo lado da italiana Ducati, a maior novidade será a Scrambler, releitura da moto da década de 60 que virá com motor de 803 cm³ e 75 cv. Outras atrações são a Panigale 1299, que antes era 1199 e agora tem 205 cv, e a big trail Multistrada, com novo visual e motor com comando de válvulas variável.

Suzuki

Entre as principais novidades da japonesa Suzuki há a Bandit modernizada, assim como aquela que é considerada a principal motocicleta da nova safra, a tão esperada GSX-F 1000, naked nascida da renomada superesportiva de 1.000 cc da marca.

Triumph

A inglesa Triumph já começou a pré-venda da nova Tiger 800, que agora conta com controle de tração , piloto automático e módulos de pilotagem on e off-road. Serão duas versões: a estradeira 800 XRx, com preço estimado em R$ 43 mil, e a aventureira XCx, por R$ 46 mil.

Kawasaki

A Kawasaki, por sua vez, além de renovar as big trail Versys 1000 e 600, que trazem reforços no chassi para poder suportar mais peso, terá como grande novidade a superesportiva H2, com motor de 1.000 cm³ turbo, que gera nada menos que 200 cv, um verdadeiro míssil.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]