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Imagine um carro de 400 cavalos com a mecânica do Galaxie Landau 1980, lanterna dianteira do Renault Scénic e a traseira do novo Chevrolet Corsa, encaixada de cabeça para baixo. Achou esquisito? Tem ainda a luz de neblina que é, na verdade, o farol da Honda CG 125 e a "suicide door" (porta suicida), com abertura às avessas da convencional. Para completar, uma carroceria futurística ao melhor estilo "batmóvel".

Por mais estranho que pareça, esse veículo existe (foto mais abaixo) e em breve poderá ser visto circulando pelas ruas de Curitiba. O exemplar é uma das inúmeras criações do curitibano Serge de Ridder Santi, de 33 anos, especialista em customização de automóveis.

Na base da imaginação, o "Dr. Frankenstein" dos carros transforma carcaças em obras-primas sobre rodas. "Eu procuro idealizar o gosto que alguns têm em conduzir veículos com roupagem antiga, mas impulsionados por uma mecânica moderna", explica o projetista, que conta apenas com o artista plástico e especialista em pintura automotiva Márcio Guerra para dar vida a sua idéia.

Da sua oficina, a Street Rider Auto Mecânica, já saíram modelos de diferentes formas, tamanho e motorização. Atualmente, Santi está se dedicando à finalização de dois híbridos pra lá de exóticos e de uma limousine superexclusiva (leia na página ao lado), além de iniciar a construção de uma nova identidade para um Ford Coupe 1946, que por enquanto ainda não deixou de ser sucata.

Uma dessas máquinas foi encomendada no ano passado por um empresário curitibano – a pedido dos clientes, Santi evita dilvugar os nomes e os valores do serviço (porém deixa escapar que algumas obras ultrapassam a R$ 150 mil). Ele chegou no barracão do projetista, na BR-277, km 107, em Campo Largo (quase na divisa com Curitiba), e fez um único pedido: deixar um Ford 47 com a cara do Prado, utilitário esportivo da Toyota.

Foi o suficiente para o Dr. Frankenstein dar asas à imaginação. Encontrou na mecânica da Hilux SW4 3.0, ano 99, o par perfeito para a sua alquimia automotiva – os modelos mais modernos reaproveitados por Rider já estão baixados no Detran por sinistro, enquanto as peças são adquiridas em lojas de usados ou até mesmo compradas novas.

Aos poucos o que era ferro velho foi tomando a forma de um carro conceito. Suspensão a ar, roda aro 20, lanterna traseira do novo Palio encaixada de ponta cabeça e, é claro, os faróis dianteiros da Prado. A lataria ganhou vários enxertos em aço, realçando a robustez do automóvel.

A sofisticação também se faz presente como nas duas câmeras de vídeo, que substituem os espelhos retrovisores e fornecem imagens externas para monitores localizados logo atrás do volante, e na abertura do capô e das portas via controle remoto. O "Ford Hilux" traz ainda ar-condicionado, trio elétrico e air-bag. "Assim que ficar pronto será todo legalizado no Detran para ganhar as ruas. Meus carros passam pela inspeção veicular do Tecpar (Instituto Tecnológico do Paraná). Até hoje não tive um modelo reprovado", salienta.

Ele faz questão de montar seus "brinquedinhos" sozinho, de forma artesanal. Por isso, as encomendas levam de dois meses a um ano para ficarem prontas. "Trabalho com a exclusividade, sem repetir uma modelo sequer. Caso alguém queira um design igual à minha criação terá que comprar do cliente que vendi ou então pedir para outra pessoa construir", finaliza.

Serviço: Street Ridder Auto Mecânica. Fone: (0XX41) 3555-1023.

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