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No futuro os carros terão pneus esféricos, que poderão se mover em qualquer direção e moldar aos diferentes tipos de pisos. Duvida? A Goodyear não. A fabricante norte-americana criou um conceito em formato esférico para ser usado em veículos autônomos, batizado de Eagle-360. A ideia é um dos destaques do Salão de Genebra, que segue até o próximo dia 13, na Suíça,

O composto em formato de ‘bola’ usaria magnetismo para fazer a carroceria flutuar sobre as rodas, não havendo contato físico entre ambos. Tecnologia semelhante já é empregada no trem Maglev (Magnetic levitation transport), na China e em testes no Japão.

Segundo a Goodyear, as vantagens do pneu esférico são a melhor estabilidade do veículo e o conforto aos passageiros. Seria possível ainda alterar a posição de contato com o solo de acordo com o desgaste, o que aumentaria a vida útil do conjunto comparado ao modelo atual usado nos automóveis.

Eagle-360

Goodyear cria pneus esféricos que podem mover o carro em qualquer direção.

+ VÍDEOS

O pneu também foi pensado para a segurança durante a viagem. Ele traz no interior das ranhuras um material parecido com uma esponja. Quando molhado, esse componente amolece e contrai, aumentando o espaço (sulco) para evitar aquaplanagem. Já no caso de pista seca, o material fica mais firme, elevando a rigidez do pneu e, consequentemente, a sua aderência.

A segurança é reforçada na medida que possibilita o veículo rodar em diferentes direções, facilitando as manobras e as mudanças de trajeto repentinos.

A ideia, apesar de interessante, ainda está longe de virar realidade. Equipar os carros com um sistema que permite trabalhar com campo magnético resultaria num custo muito alto de produção. Mas, quem sabe, o pneu esférico não chegará às ruas na mesma época que o carro do futuro Vison Next 100 projetado pela BMW.

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Solução a curto prazo

Uma solução mais palpável vista no Eagle-360 pode ser empregada nos modelos convencionais usados atualmente. A tecnologia IntelliGrip faz com que o pneu se adapte às condições do pavimento, alterando desde a estrutura do composto até a profundidade dos sulcos.

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