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Foto: Jeep/ Divulgação
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Utilitário esportivo (SUV) virou carro de família e para ir ao mercado fazer compras. Porém, ainda tem muitos que ostentam alguma origem lameira.

São versões com tração quatro rodas que permitem uma ida ao sítio no fim de semana ou aquela aventura mais ousada, sempre sob controle.

Só que ter essa vocação fora de estrada tem um preço mais salgado. Separamos os SUVs 4x4 mais em conta do mercado.

8. Jeep Renegade Longitude

Foto: Jeep/ Divulgação
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  • Preço: R$ 134.990
  • Motor: 2.0 16V turbodiesel
  • Potência: 170 cv a 3.750 rpm
  • Torque: 25,7 kgfm a 1.750 rpm
  • Câmbio: automático de nove marchas
  • Tração: integral com reduzida

As versões a diesel do Renegade são as mais gostosas de dirigir e uma delas está entre os SUVs 4x4 mais em conta. Isso porque tem-se um conjunto robusto e harmonioso.

O motor 2.0 oferece força de sobra em baixos giros e a transmissão ZF garante mudanças ágeis, precisas e suaves com suas nove marchas.

Os ângulos de entrada (30°), de saída (35°) e o vão livre do solo (22,4 cm) deixam o Jeep Renegade à vontade até em trilhas mais pesadas.

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Ele foi o primeiro do grupo FCA a usar a arquitetura Small-Wide 4x4, voltado para veículos compactos, com capacidade para enviar até 20 kgfm de torque para as rodas traseiras e sistema Selec-Terrain com diferentes modos: neve, areia, lama, pedras, além do automático.

O acabamento usa materiais de qualidade e tem surpresinhas que remetem à história da marca. O porte caixotinho do Jeep Renegade, contudo, cobra a conta no espaço do banco traseiro – só para dois adultos – e no porta-malas limitado.

7. Subaru New XV S 2.0

Foto: Subaru/ Divulgação
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  • Preço: R$ 129.990
  • Motor: 2.0 16V a gasolina
  • Potência: 156 cv a 6.000 rpm
  • Torque: 20 kgfm a 4.000 rpm
  • Câmbio: do tipo CVT com sete marchas simuladas
  • Tração: 4×4 permanente

O modelo é um misto de hatch parrudo e SUV: tem tração integral permanente, com 40% nas rodas traseiras e opção X-Mode, espécie de reduzida. Ele funciona abaixo dos 20 km/h e atua no controle de tração, no acelerador e no câmbio para entregar mais força em terrenos de baixa aderência. Nesse modo, o controle de descida também é acionado automaticamente.

No mais, o novo Subaru XV adicionou 6 cv ao motor com quatro cilindros contrapostos (Boxer): 156 cv no total. O desempenho é interessante tanto no asfalto como na terra, e a adoção de sete marchas virtuais à caixa CVT deu até mais appeal ao modelo.

A estabilidade é um dos destaques do Subaru XV, graças ao centro de gravidade baixo e à melhora na rigidez da carroceria, segundo a marca japonesa. A Subaru, contudo, tem baixo valor de revenda e pós-venda caro.

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6. Mitsubishi ASX HPE AWD

Foto: Mitsubishi/ Divulgação
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  • Preço: R$ 122.990
  • Motor: 2.0 16V flex
  • Potência: 170/160 cv a 6.000 rpm
  • Torque: 23/22 kgfm a 4.250 rpm
  • Câmbio: do tipo CVT com seis marchas simuladas
  • Tração: integral sob demanda

O Mitsubishi meio que parou no tempo, mas ainda é um dos 4x4 com preços abaixo de R$ 130 mil. A tração sob demanda tem a opção 4WD, que a marca recomenda até para uso mais esportivo e em trechos com muitas curvas, além da Lock, que bloqueia o diferencial central e é recomendado para pisos com menor aderência.

O motor 2.0 do ASX bebe etanol e gasolina e oferece respostas lentas, além do comportamento pouco inspirador da transmissão continuamente variável. O espaço é um dos pontos positivos, com bom vão para cabeças e pernas dos ocupantes de trás, além da farta lista de equipamentos.

O acabamento é simples e o desenho, bastante datado, inclusive a da central multimídia, que, pelo menos, espelha smartphones.

5. Suzuki Vitara 4Sport

Foto: Suzuki/ Divulgação
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  • Preço: R$ 121.490
  • Motor: 1.4 16V turbo a gasolina
  • Potência: 146 cv a 5.500 rpm
  • Torque: 23,5 kgfm a 1.700 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Tração: integral sob demanda

Desempenho e comportamento dinâmico são os destaques no Suzuki Vitara 4Sport. O motor turbo com injeção direta rende bem já nas arrancadas, com acelerações certeiras e bom diálogo com a caixa de seis velocidades. As respostas ao pedal do acelerador também são ágeis em situações de ultrapassagens.

A tração 4x4 sob demanda emprega robustez para trechos de terra pouco maltratados, mas atenção que o vão livre do solo é de apenas 18,5 cm e o ângulo de ataque fica em 19°.

A posição de dirigir do Vitara 4Sport lembra a de um hatch, por não ser tão alta, e a estabilidade em curvas é beneficiada pelo entre-eixos curto.

Só que o espaço no banco traseiro é apertado, com pouco vão para pernas e joelhos. O acabamento também é simples para um carro deste preço.

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4. Suzuki S-Cross 4Style Allgrip

Foto: Suzuki/ Divulgação
Foto: Suzuki/ Divulgação
  • Preço: R$ 120.490
  • Motor: 1.4 16V turbo a gasolina
  • Potência: 146 cv a 5.500 rpm
  • Torque: 23,5 kgfm a 1.700 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Tração: integral sob demanda

Outro meio SUV, meio hatch aventureiro, o Suzuki S-Cross tem pegada mais arrojada que o Vitara, com quem compartilha o conjunto mecânico.

O porte mais baixo deixa o modelo grudado nas curvas, auxiliado pelo sistema de tração Allgrip com quatro modos, que atuam também nas respostas do motor e da direção: Auto, Sport (15% a mais de torque para as rodas traseiras e volante mais firme), Snow/Mud (50% para a dianteira e 50% para a traseira e ESP com funcionamento antecipado) e Lock (bloqueio do diferencial).

O acabamento aparenta muita simplicidade, mas a central multimídia é bastante intuitiva e fácil de operar, além de ter wi-fi e conectividade com Apple CarPlay e Android Auto.

3. Ford EcoSport Storm 4WD

Foto: Ford/ Divulgação
Foto: Ford/ Divulgação
  • Preço: R$ 108.390
  • Motor: 2.0 16V flex
  • Potência: 176/170 cv a 5.500 rpm
  • Torque: 22,5/20,6 kgfm a 4.500 rpm
  • Câmbio: automático de seis marchas
  • Tração: integral sob demanda

Sim, existe um EcoSport que ultrapassa a barreira dos R$ 100 mil, mas pelo menos tem tração integral sob demanda, que ajuda naquela aventura bem moderada do fim de semana.

Não dá é para abusar do fora de estrada, muito devido aos pneus para asfalto que o EcoSport Storm usa – que acabam sendo mais confortáveis no uso urbano que as borrachas de uso misto.

O EcoSport Storm, medalha de bronze entre os SUVs 4x4 mais baratos, também tem grade diferenciada e abrutalhada, diversos adesivos pela carroceria e cobertura do estepe externo exclusiva.

O motor é o valente 2.0 com injeção direta e que garante desempenho bom na estrada e na cidade, e a lista de equipamentos é recheada como a da topo de linha Titanium.

De ruim, consumo elevado devido aos 100 kg a mais, acabamento simples e espaço de menos no banco traseiro e no porta-malas.

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2. Renault Duster Dynamique

Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault
Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem / Renault| Rodolfo BUHRER / La Imagem
  • Preço: R$ 82.090
  • Motor: 2.0 16V flex
  • Potência: 148/143 cv a 5.750 rpm
  • Torque: 20,9/20,2 kgfm a 4.000 rpm
  • Câmbio: manual de seis marchas
  • Tração: dianteira com 4×4 e bloqueio do diferencial

O Duster Dynamique tem um bom ímpeto fora de estrada. O modelo se vale de ótimos ângulos de ataque (30°) e de saída (34,5°), reforçado pelo sistema de tração 4x2 com opções 4x4 e bloqueio do diferencial, o que pode fazer o jipão encarar trechos mais inóspitos.

O SUV da Renault só não é mais valente porque o motor 2.0 tem pouco torque em baixos giros, algo importante para situações off-road. O curso da suspensão também merecia melhor calibragem para o aventureiro.

O espaço interno é o melhor da categoria (ainda mais por este preço), o custo de pós-venda não espanta, mas o acabamento continua sendo um ponto fraco.

1. Suzuki Jimny 4Work

  • Preço: R$ 71.490
  • Motor: 1.3 16V a gasolina
  • Potência: 85 cv a 6.000 rpm
  • Torque: 11,2 kgfm a 4.100 rpm
  • Câmbio: manual de cinco marchas
  • Tração: traseira com 4×4 e reduzida

Esse é para quem é jipeiro raiz e não quer gastar muito. O Suzuki Jimny é um veículo robusto cuja destreza no off road é garantida já pela estrutura, com chassi sobre longarinas e suspensão por eixo rígido e molas helicoidais na frente e atrás.

Ângulo de ataque de 37° e de saída de 46°, além do vão livre do solo de 20 cm, já ditam a ampla capacidade para a aventura do Jimny. A tração traseira tem opções de 4x4 e de reduzida, e o porte pequeno do jipinho ajuda em trechos de terra e esburacados.

O motor de 85 cv não é o suprassumo da força e não ache que trata-se de um veículo urbano para a família. O Suzuki é pequeno e tem porta-malas de apenas 113 litros, além de acabamento bem simples. Mas com o preço de R$ 71.490, ele é o SUV 4x4 mais barato do Brasil.

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