• Carregando...
 |
| Foto:

A adoção das placas de veículos com padrão dos países do Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai) acaba de ganhar mais um capítulo. A obrigatoriedade não valerá para todos os veículos, afirmou Maurício Pereira, presidente do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Segundo o executivo, somente os carros zero-quilômetro e os que forem transferidos de propriedade terão de efetuar a troca pelo novo modelo quando a lei entrar em vigor. 

Pela resolução 729/2018 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) os atuais proprietários também eram obrigados a substituir o acessório de identificação do veículo até o fim de 2023. Agora, isso deixará de ser uma exigência.

>> Placa padrão Mercosul entra em vigor neste ano; veja o que muda

A resolução está suspensa desde o dia 22 de março para serem reavaliados alguns pontos da da medida. No próximo dia 10 de maio deverá ser discutida pelo Contran. Após a aprovação definitiva, começará a valer a partir de setembro de 2018.

A placa padrão Mercosul trará itens de segurança que permitirão a rastreabilidade dos carros por meio de QR code e chip, impedindo também a clonagem.

>> CNH digital já está disponível em todo Brasil; veja como tirar gratuitamente

O diretor do Denatran garantiu que a novidade terá um valor menor que a antiga, que hoje custa entre R$ 150 e R$ 200 o par de placas. Os fabricantes também terão de colocar os valores na internet para que o consumidor possa fazer a comparação.

>> Não vacile! Veja 10 situações que levam à perda do direito ao seguro do carro

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]