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No fim do ano passado o Latin NCap avaliou o Renault Kwid, que chegava ao Brasil cercado de dúvidas sobre a segurança oferecida. O subcompacto havia zerado no crash test feito pela Global NCap, na Índia, onde também é vendido, mas com um nível de segurança bem básico. O resultado por aqui foi considerado bom.

Na verdade o Kwid está em um nível acima de Sandero e Logan, conforme revela o mais recente teste de colisão feito pela entidade, que desde 2015 passou a realizar avaliações mais rigorosas.

O Sandero recebeu apenas uma estrela (no total de cinco) para proteção a adultos e três estrelas para crianças, no banco detrás. A performance do Logan foi a mesma - confira os modelos já avaliados.

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Segundo o Latin NCap, a nota baixa é decorrência da fraca proteção para o peito do motorista, tanto no impacto frontal quanto lateral. O resultado foi o pior possível, aponta a justificativa da entidade.

Já para o passageiro dianteiro o desempenho foi um pouquinho melhor na região do peito e das pernas, assim como as pernas do motorista.

A ponto negativo, para a Latin NCap, está no risco de bater contra estruturas consideradas perigosas posicionadas atrás do painel. Sem contar, que o habitáculo se mostrou instável.

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No impacto lateral a região da cabeça e da cintura ficou bem protegida, porém o peito sofreu com a batida. O que não deveria ocorrer, uma vez que Sandero e Logan possuem barras laterais de proteção. Só que na avaliação o dispositivo acabou classificado como não fortes o suficiente para impedir que as portas se deslocassem demais na colisão.

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Quanto à proteção a crianças, as cadeirinhas foram presas com cinto de segurança, e não com o sistema Isofix (de ancoragem e mais eficiente) presente nos modelos brasileiros. Isso porque em outros países da América Latina não há o sistema e de acordo com a regra da entidade a versão testada deve ser a menos equipada.

Em resumo, Sandero e Logan estão abaixo em segurança comparado ao Kwid, que é menor e custa bem menos. Resta saber se a Renault usará o resultado para evoluir neste quesito  e buscar notas melhores no futuro.

A próxima rodada de testes de colisão do Latin NCap será divulgada em meados de julho.

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