• Carregando...
 |
| Foto:

Com quase 40 anos de mercado, o veterano  Gol, enfim, se rende ao câmbio automático. A transmissão que dispensa a embreagem é principal novidade da linha 2019 e também passa a equipar o sedã Voyage.

A dupla vem ainda com um visual mais moderno e mais equipamentos, como comandos do som e borboletas para troca de marchas no volante e suporte para celular fixado no alto do painel.

>> Os dez carros automáticos mais baratos no Brasil

O Gol 1.6 MSI AT chegará às concessionárias no valor R$ 54.580. Já o Voyage 1.6 MSI AT custará R$ 59.990. A atualização da dupla integra a lista de 20 lançamentos previstos pela marca até 2020. Para isso, estão sendo investidos R$ 7 bilhões no país.

Confira os preços da linha 2019
  • Gol 1.0 manual: R$ 44.990
  • Gol 1.6 manual: R$ 51.040
  • Gol 1.6 automático: R$ 54.580
  • Voyage 1.0 manual: R$ 52.640
  • Voyage 1.6 manual: R$ 56.820
  • Voyage 1.6 automático: R$ 59.990

Pedro Danthas

A decisão da Volkswagen em oferecer o novo câmbio, substituindo o automatizado (e defasado) i-Motion - é baseada em números. Em 2017 mais de 40% dos veículos vendidos no Brasil tinham câmbio automático, somada ao fato de que os concorrentes diretos já ofereceriam a comodidade.

Preços dos rivais automáticos
Modelos hatches
Motor/ câmbio
Preços
VW Gol
1.6 (120 cv)/ 6 marchas
R$ 54.580
Chevrolet Onix
1.4 (106 cv)/ 6 marchas
R$ 55.290
Hyundai HB20
1.6 (128 cv)/ 6 marchas
R$ 58.950
Ford Ka
1.5 (136 cv)/ 6 marchas
R$ 56.490
Toyota Etios
1.5 (107 cv)/ 4 marchas
R$ 53.810
Nissan March
1.6 (111 cv)/ CVT
R$ 56.990

>> Ford Ka ganha câmbio automático e novo motor para peitar HB20 e Onix

Com a opção, a montadora pretende ainda atender as demandas na venda direta para pessoas com deficiência (PcD), um mercado que cresce cerca de 20% ao ano. Em 2017, foram negociados 50 mil automóveis para o público PcD.

Transmissão do Polo e Golf

Produzidos na fábrica de Taubaté (SP), Gol e Voyage 2019 chegam disponíveis em versão única de acabamento. Sendo três opções de motor e duas de câmbio: 1.0 (84 cv) e 1.6 (104 cv) com caixa manual de cinco marchas e 1.6 MSI (120 cv), com a automática de seis marchas.

A novidade é a mesma já usada por Polo, Virtus e Golf, com a opção de troca sequencial também na alavanca ou nas aletas atrás do volante. Também conta com o modo de acionamento esportivo (posição 'S'), que altera os momentos das trocas de marchas para rotações mais elevadas. 

>> Os 10 carros flex campeões em baixo consumo no Brasil

A  transmissão se destaca pela suavidade nas arrancadas e trocas rápidas de velocidades, reduzindo o consumo de combustível. Segundo a montadora, pela medição do Inmetro Gol e Voyage fazem 11,1 km/l na cidade quando abastecido na gasolina. Já na estrada, o hatch registra 13,6 km/l e Voyage, 14,3km/l.

Visual mais moderno

Não foi somente o câmbio que ficou mais moderno. Na parte frontal, o capô está mais elevado e ganhou duas linhas que se conectam aos faróis maiores. O conjunto ótico é caracterizado por ser retangular e traz um recorte diferenciado do capô.

 Com a grade mais larga e alta, o logotipo da Volkswagen fica alocado integralmente fora do capô.

O para-choque também foi reformulado. O dianteiro conta com entradas de ar na parte inferior e linhas geométricas, com aspecto esportivo. Os faróis de neblina têm formato trapezoidal e são envolvidos por uma moldura preta. 

Interior e segurança

No interior, o grande diferencial fica por conta do volante multifuncional, oferecido como opcional. Mas vem de série em todos os modelos, ar-condicionado, direção hidráulica, banco do motorista com ajuste de altura, suporte para celular integrado ao painel com entrada USB (exclusivo no segmento), travamento elétrico das portas e vidros dianteiros com acionamento elétrico.

No quesito segurança, também de série, vem com freios ABS, dois airbags, cintos de segurança dianteiros com pré-tensionador, alerta de não utilização de cinto de segurança do motorista, três apoios de cabeça com ajuste de altura no banco traseiro e sinal de frenagem de emergência.

A  linha 2019 vem ainda com três pacotes de opcionais. O principal, que custa R$ 3 mil, inclui rodas de liga leve, alarme com chave canivete, sensor de ré, vidros elétricos traseiros, faróis de neblina, volante com regulagem de altura e profundidade e retrovisores com ajustes elétricos.

Há também duas opções de centrais multimídia: Composition Touch (R$ 2 mil) e Discover Media (R$ 2,1 mil), que tem navegação. Ambas adicionam volante multifuncional e computador de bordo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]