• Carregando...
A disposição ordenada das malas possibilita o encaixe de um número maior de volumes no porta-malas. |
A disposição ordenada das malas possibilita o encaixe de um número maior de volumes no porta-malas.| Foto:

As comemorações de fim de ano significam pegar a estrada com a família. Para evitar atropelos e dor de cabeça durante a via­­gem é aconselhável acomodar a bagagem no carro de maneira organizada, o que nem sempre é uma tarefa das mais simples. 

Às vezes, a quantidade de malas e objetos transportados é tanta que pode comprometer a segurança e o conforto dos passageiros. Alguns motoristas acabam até colocando a bagagem de qualquer jeito, sem a menor preocupação.

>>Fuja deles! Os piores horários para viajar no fim do ano

Uma cena comum nas estradas são veículos trafegando abarrotados de sacolas, mochilas e malas por todos os lados. O vidro traseiro desaparece e vários objetos ficam soltos. Além de incomodar os ocupantes, pode obstruir a visão do condutor pelo retrovisor interno.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal, isto é infração grave e o motorista está sujeito a multa, pelo artigo 105 do Código de Trânsito Brasileiro. Por isso, confira algumas dicas para aproveitar ao máximo o espaço do seu veículo.

FAÇA UMA LISTA

Parece bobagem, mas fazer uma lista com tudo o que será necessário para a viagem é importante. Is­­­so dá uma noção do que será trans­­­portado e assim saber onde colocar cada coisa, além de ter uma ideia real se haverá espaço suficiente para tudo. 

Lembre-se de avaliar o que deve ficar à mão para não correr o risco durante o trajeto de mexer no porta-malas para en­­contrar determinada coisa.

Evite deixar para arrumar a ba­­­gagem somente no momento de partir. Muitas vezes tudo que é feito às pressas fica de qualquer jeito, jogado no interior do automóvel.

MALAS VARIADAS

O passeio de fim de ano e nas férias costuma ser prolongado. Mesmo assim, procure utilizar malas de formatos va­­riados e não somente as de tamanho grande, pois o objetivo é apro­­­veitar todo o espaço do porta-ma­­las.

As malas maiores são complicadas de encaixar, além de serem desconfortáveis para subir escadas. Em uma viagem, independentemente da duração, é fundamental levar uma mochila pequena para acomodar uma troca de roupa em uma emergência, guardar documentos e artigos eletrônicos.

MAIS PESADAS NO FUNDO

Acomode os volumes mais pesados no fundo do porta-malas e embaixo os mais rígidos e maiores. Por cima deles a bagagem mais flexível e os objetos frágeis. 

Di­­vida-a pelo peso também, de modo que o carro fique equilibrado, sem peso em excesso num dos lados. Além de facilitar a condução também evita o desgaste de peças da suspensão.

OBJETOS SOLTOS

Dentro do carro nenhum objeto pode viajar solto. Isso vale para as coisas que ficam no painel, nos bancos, nos portas-treco e, principalmente, em ci­­ma da tampa traseira, nos carros do tipo perua e naqueles em que se tem acesso ao porta-ma­­las pelo interior do veículo.

Essa medida é fundamental, pois em caso de acidente um objeto que esteja solto no in­­­terior do carro po­­de se transformar em uma armadilha mortal, ca­­paz de fazer um enorme estrago. 

Na pior das hipóteses, co­­loque em baixo dos bancos, nos eventuais bolsos na parte de trás dos assentos dianteiros e no porta-luvas.

>>6 erros para se evitar em situações de emergência com o carro

LATAS BEM ENCAIXADAS

Tome cuidado com latas de refrigerante e garrafas de água. Se não estiverem bem encaixadas podem escapar e rolar para os pedais do motorista, o que pode ocasionar um acidente. 

No caso de brinquedos para as crianças, leve somente aqueles que cabem nos compartimentos internos do carro.

CORDAS ELÁSTICAS

Proprietários de modelos perua (station wagon), por exemplo, costumam colocar algum volume pequeno em cima da tampa do porta-ma­­las. A recomendação é que o objeto fique preso. Cordas elásticas são uma ótima solução.

BAGAGEIRO

Para quem tem um carro com por­­­ta-malas reduzido, uma opção para a falta de espaço é instalar ba­­gageiros de teto ou racks. 

Só fique atento, pois tais dispositivos po­­dem interferir na aerodinâmica do automóvel e, consequentemente, no consumo de combustível. Por isso é recomendável levar os itens mais leves nesses equipamentos.

Dê uma volta na quadra

Enfim, para evitar surpresas na viagem faça antes um teste para conferir se a bagagem esta devidamente colocada no carro. 

Dê uma volta na quadra e, sem exagerar, realize movimentos bruscos e uma freada mais acentuada. O obje­­­tivo é verificar se não ficou nenhum objeto solto, capaz de ma­­­chucar algum ocupante.

OS 6 MANDAMENTOS DA BAGAGEM

  1. Faça uma lista com tudo o que é ne­­cessário para a viagem. Guarde-a durante as férias, como um in­­ventá­rio. Assim, você terá como con­trolar a bagagem e não perderá nada.
  2. Separe tudo o que vai levar antes de colocar nas malas. Analise se pode suprimir alguma coisa. É melhor levar só o indispensável.
  3. Divida a sua bagagem em cate­go­rias para guardá-la, como pro­du­tos de higiene, roupas, utensílios de cam­­ping, calçados e agasalhos. É melhor levar malas e sacolas não mui­­to grandes. Se a viagem é a dois, reúna as roupas na mesma ma­­la.
  4. Evite a bagagem desconfortável de transportar, como sacolas de plástico ou maletas com fechos danificados. Leve uma mochila se estiver nos seus planos fazer alguns dias de excursão sem carro.
  5. No carro, experimente maneiras de arrumar tudo e procure manter essa arrumação ao longo da viagem. Você perderá menos tempo em cada parada.
  6. Coloque os volumes mais pesados no fundo. Ou seja, objetos de camping, calçados ou alimentos. Procure deixar à mão a bolsa com os artigos de higiene.
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]