O governo federal anunciou a redução do imposto de importação para os automóveis elétricos e híbridos, os quais tinham alíquota de até 35%. A medida está em vigor desde a terça-feira (27) e o incentivo vai de zero a 7%. O desconto depende do tipo de veículo e da eficiência.
Para os elétricos o benefício será para as unidades com autonomia de pelos menos 80 quilômetros e que são importadas ou montadas exclusivamente para comercialização no país.
Já para os modelos híbridos, que trabalham com propulsor elétrico aliado ao de combustão, continuarão com alíquota entre zero e 7%, dependendo da cilindrada e da eficiência energética.
Estes modelos já haviam recebido a redução do tributo, em setembro de 2014, porém, é válido somente para àqueles com tecnologia de recarga interna, aliada ao motor a combustão.
A novidade agora é a ampliação para os híbridos com recarga na tomada, que tenham capacidade para transportar até 6 pessoas e que não ultrapassem 3.0 litros do motor a combustão.
Acredita-se que esta decisão pode despertar o interesse de mais montadoras para aumentar a oferta destes carros no Brasil.
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), o país conta com cerca de 3 mil veículos elétricos e híbridos. A frota total do país, era de 89,7 milhões de veículos em setembro, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).
Atualmente, apenas um modelo de carro elétrico, o compacto BMW i3, lançado em 2014, é comercializado nacionalmente por R$ 226 mil.
Já as opções pelos híbridos são maiores. No total são cinco modelos: o sedã Ford Fusion Hybrid (R$ 142.000), o hatch Toyota Prius (R$ 116 mil), o Lexus CT200 (lançado em janeiro último, a partir de R$ 134.000), o Mitsubishi Outlander PHEV (R$ 198.990) e o esportivo BMW i8 (lançado em 2014 por R$ 799.950).
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