• Carregando...
 | /
| Foto: /

Nos próximos dias 22 e 23, a Volkswagen apresentará a linha 2017 do Gol à imprensa especializada. A marca, porém, decidiu antecipar como será o novo interior do modelo. As melhorias são apresentadas por meio de um vídeo, mostrando que o ex-campeão de vendas do Brasil, por 27 anos seguidos, ficará mais conectado.

A montadora não faz nenhuma menção afirmando ser o hatch e em nota divulgada nesta semana ela informa apenas que os novos modelos da gama (incluindo Saveiro e Voyage) serão “os mais tecnológicos e conectados de seus segmentos no mercado brasileiro”.

O que denuncia se tratar do Gol (e, por consequência, do Voyage, sua derivação sedã) são os botões dos vidros elétricos traseiros, que ainda permanecem na parte superior do painel.

VÍDEO: Confira todos os detalhes de como ficou o interior do Gol e do Voyage 2017.

Design anterior traz novas saídas de ar e painel de instrumentos com mostradores redesenhados. Volante com comandos integrados foi emprestado do Fox.

Pelas imagens do vídeo fica visível as mudanças significativas no painel. O material divulgado, provavelmente, diz respeito à versão topo de linha do modelo.

O carro ganha novo quadro de instrumentos, com relógios maiores e tela central, e volante com comandos integrados, recursos emprestados do Fox, que, por sua vez, trouxe do Golf. As saídas de ar agora são horizontais - substituindo as circulares - e há ainda uma faixa imitando aço escovado que divide as partes superior e inferior do painel.

Botões de pisca-alerta, travamento dos vidros elétricos traseiros e desembaçador passam a ocupar uma só peça, acima da central de entretenimento. Dali para baixo, o console é praticamente o mesmo já visto no Fox, incluindo os seletores do ar-condicionado manual.

Facelift

A atual geração do Gol passa pelo seu segundo facelift - o primeiro foi em 2013. Por fora, as imagens mostram o carro de frente e apenas no escuro, mas dá para notar que não há mudanças acentuadas na dianteira.

Ele mantém os faróis retilíneos, talvez um pouco mais alongado. Informações extraoficiais apontam para uma grade mais afilada e vincos realçados nas laterais e na traseira, para aumentar a sensação de robustez do carro.

O hatch será totalmente renovado em 2018, utilizando ou a plataforma global MQB (de Golf e Audi A3 Sedan), ou a NSF (do up!).

Gol conectado

Volkswagen antecipa as mudanças internas da linha 2017 que chegará às lojas até fim de fevereiro.

+ VÍDEOS

Um dos destaques da linha 2017 é o sistema de interatividade e conectividade com smartphones. O Gol e o Voyage oferecerá uma central multimídia com o App-Connect, que permite espelhamento com as plataformas MirrorLink, CarPlay e Google Android Auto. O dispositivo já equipa o novo Fox desde o ano passado.

É possível fazer ligações, receber e enviar mensagens, acessar aplicativos de redes sociais e música e usar a tela do carro como browser. Além disso, é oferecido apps da própria Volkswagen, que permitem encontrar estacionamentos próximos, criar um registro de como o motorista dirige, além de outras funções.

ENKONTRA.COM VEÍCULOS: Confira as ofertas de Gol seminovo e usado e também anuncie gratuitamente.

Motorização

O conjunto mecânico será atualizado com a adição do motor 1.0 três cilindros, de 82 cv, dos irmãos up! e Fox, no lugar do antigo 1.0 TEC quatro cilindros, de 76 cv, associado à transmissão manual de cinco velocidades. Continuam o 1.6 8V (104 cv) e o 1.6 16V (120 cv) com câmbio manual (cinco e seis marchas) e automatizado i-Motion.

Por enquanto, não está confirmado um possível Gol TSI, com o motor três cilindros 1.0 turbo do up! TSI (105 cv e 16,8 kgfm de torque), mas seria uma saída interessante da Volkswagen para tornar o modelo mais competitivo em vendas, após quedas sucessivas de emplacamentos.

Em 2015, ele foi o sexto carro mais vendido do país, cerca de 40 mil unidades abaixo do líder, Chevrolet Onix (125 mil). No fechamento de janeiro deste ano, o compacto da Volks nem sequer ficou entre os 10 primeiros: terminou em 11.º, com 3.942 licenciamentos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]