• Carregando...
Cida Borghetti. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
Cida Borghetti. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo| Foto:

Os deputados estaduais do Paraná devem derrubar nesta segunda-feira os vetos da governadora Cida Borghetti (PP) ao reajuste salarial do funcionalismo estadual. Com isso, servidores do Judiciário, Ministério Público, Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas e da Defensoria Pública receberão a reposição da inflação, de 2,76%.

A única categoria que seguirá sem reajuste é justamente a maior – a dos funcionários do próprio Executivo, já que o atual governo diz não ter condições de fazer a reposição. Cida Borghetti chegou a enviar uma proposta de reajuste de 1%, mas o valor foi considerado inaceitável e nem chegou a ser discutido. A categoria tem defasagem de mais de 11% nos salários.

A avaliação dos deputados é de que o governo nem está fazendo muito esforço para impedir que os vetos sejam derrubados. “Não houve até agora nenhuma discussão. Pelo que sei o governo não fez nenhum movimento para impedir a derrubada”, afirma um deputado do PSB.

Leia mais: Entenda como Beto Richa se livrou de cinco rivais antes da campanha

A bancada ligada a Ratinho Jr. (PSD) é uma das mais interessadas em derrubar os cinco vetos. À beira da eleição, o oponente da governadora poderá afirmar que trabalhou para dar a reposição da inflação que ela se negou a dar.

O discurso do governo é de que não há condições de fazer os pagamentos, principalmente porque o Paraná se comprometeu com o governo federal a não exceder o teto de despesas de 2017. Essa promessa garantiu um abatimento de R$ 1,9 bilhão na divida do estado, que seria revertido caso o estado estoure o teto.

A votação dos vetos foi marcada para a tarde desta segunda-feira.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]