• Carregando...
Bolsonaro no segundo turno praticamente assegura vitória do petismo
| Foto:

Você está escolhendo Jair Bolsonaro (PSL) para se livrar do petismo? Trago más notícias. O mais provável é que você esteja, indiretamente, ajudando a eleger Fernando Haddad (PT) presidente, conforme mostraram os números do Ibope desta semana.

A simulação de segundo turno entre os dois candidatos mostra Haddad pela primeira vez na frente, duas semanas depois de ele ter substituído oficialmente Lula na chapa. E as curvas são muito claras: Bolsonaro desce e Haddad sobe. Ao mesmo tempo, a rejeição de Bolsonaro já chega a espantosos 46%.

Haddad provavelmente não teria esta moleza com um candidato de menor rejeição. O petista é o segundo no item “Em quem você jamais votaria?”, com 30%. E esse índice só tende a crescer, à medida que o eleitorado o liga ao lulismo.

Leia mais: Segundo turno entre Haddad e Bolsonaro vai se consolidando

Para se ter uma ideia, Ciro Gomes (PDT), que é o terceiro lugar na pesquisa, com 11% dos votos, só tem 11% de rejeição. Ou seja: embora tenha menos eleitores, Ciro poderia atrair com muito mais facilidade o eleitor anti-PT.

Ou seja: a opção por fazer uma mudança para a direita radical vai acabar dificultando o projeto de quem queria ver o PT fora do governo. Um pouco de moderação teria feito toda a diferença. Mas é difícil acreditar que ainda dê tempo, até porque o eleitor de Bolsonaro não tem se mostrado muito afeito aos apelos da razão.

Pesquisa realizada pelo Ibope com 2.506 entrevistados (Brasil) entre 22 e 23 de setembro. Contratada por Rede Globo e O Estado de S. Paulo. Registro no TSE: BR-06630/2018. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Confiança: 95%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]