• Carregando...
Tenente-coronel Washington Lee Abe, comandante do 5º Comando Regional da PM, em Cascavel. Foto: Cabo Valdemir da Luz/AEN-PR.
Tenente-coronel Washington Lee Abe, comandante do 5º Comando Regional da PM, em Cascavel. Foto: Cabo Valdemir da Luz/AEN-PR.| Foto:

O coronel Washington Lee Abe (PSL), eleito para a Assembleia Legislativa do Paraná, é conhecido como o comandante da polícia “mais letal do mundo”. Os dados foram apresentados por ele mesmo no ano passado, na Câmara Municipal de Cascavel.

Segundo Lee, as informações se baseiam em um estudo da ONU. “Este estudo, feito por um suposto especialista, diz que a polícia mais letal do mundo é a Polícia Militar do Brasil. No Brasil, a mais letal é a do Paraná e, no Estado, o Comando Regional que está na primeira colocação é o 5º”, disse ele, segundo o jornal O Paraná.

Lee estava justamente à frente do 5.º Comando da PM paranaense, que cuida da região de Cascavel e do batalhão de fronteira. No ano passado, segundo os números apresentados pelo coronel, até agosto a PM já tinha registrado 78 confrontos armados com criminosos – quase dez por mês.

Leia mais: Deputado mais votado do Paraná diz que queria “cortar cabeças” de bandidos

Neste ano, segundo ele após ser procurado por um grupo de cidadãos de Cascavel, decidiu que “não poderia se omitir” da política. Se afastou do comando – já se preparando para a passagem para a reserva, no fim do ano. Membro do partido de Jair Bolsonaro (PSL), obviamente, fará parte da bancada da bala.

Em entrevista em Santa Helena, diz que já preparou um pacote de 26 projetos só para a área de segurança pública. Seu principal alvo parece ser o MST – movimento que frequentemente entra em conflito com proprietários rurais na região Oeste, base eleitoral do novo deputado.

Neste ano, Lee também chamou a atenção do público ao criticar a vereadora carioca Marielle Franco, assassinada brutalmente depois de criticar a violência policial.

“Por que tanta tentativa de transformar essa vereadora em mártir? Ela representa o povo? Que povo? Qual segmento do povo? Do cidadão de bem?”, disse o policial em carta aberta à população.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]