• Carregando...
Cida e Ratinho no debate da Gazeta do Povo. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo.
Cida e Ratinho no debate da Gazeta do Povo. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo.| Foto:

É algo realmente intrigante. Tudo leva a crer que a campanha de Beto Richa (PSDB) desmoronou assim que se soube que ele foi preso. Aparentemente, o eleitor não perdoaria o ex-governador, acusado de desviar dinheiro público. Tanto é que seus aliados, com medo de contaminação, abandonaram-no sem dó.

E, no entanto… Aparentemente o mesmo eleitor não se importa nem um pouco com o fato de os dois candidatos mais fortes à sua sucessão terem participado de um governo que, a esta altura, dificilmente alguém deixa de associar à corrupção.

Fazendo as contas, são pelo menos três as denúncias (sérias e razoavelmente comprovadas) de que a reeleição Richa em 2014 foi comprada com dinheiro ilícito.

A Odebrecht admitiu financiar a campanha ilegalmente. A Quadro Negro, segundo os delatores, desviou dinheiro de escolas para a reeleição. Agora a denúncia, gravíssima, é de que o dinheiro que deveria manter as estradas rurais foi parar na campanha.

Leia mais: Alvaro chama Bolsonaro de “bandido” em vídeo. Assista

Sendo assim, é lícito dizer que o segundo governo de Beto não devia ter existido. Foi um governo clandestino, comprado com dinheiro ilegal, burlando a legislação eleitoral. E Cida Borghetti (PP), a vice, e Ratinho Jr. (PSD), secretário de Desenvolvimento Urbano, só estão onde estão por terem se beneficiado dessa fraude, ainda que indiretamente.

Cida herdou o governo por ter participado da chapa eleita dessa forma. Ratinho tem os prefeitos na mão por ter distribuído dinheiro a rodo como secretário dessa administração.

Como pode o eleitor não associar uma coisa à outra? Será incompetência dos adversários de fazer a ligação? Ou será que o eleitorado não perdoa, na verdade, é o fato de o governador ter sido pego? Ter ido preso?

O eleitor paranaense é, de fato, um caso a ser estudado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]