• Carregando...
Valdir Rossoni. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo.
Valdir Rossoni. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo.| Foto:
Valdir Rossoni. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo.

Valdir Rossoni. Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo.

Com informações de Euclides Lucas Garcia:

Valdir Rossoni (PSDB) vai ser mesmo o novo chefe da Casa Civil do governo Beto Richa (PSDB). O acordo está fechado. Nos próximos dias, o governador anuncia a saída de Eduardo Sciarra (PSD) e a substituição pelo deputado federal.

A mudança na Casa Civil era a peça central da minirreforma que Richa deve promover no governo. Além disso, deve trocar os secretários de Planejamento, Justiça e Administração. A troca abre espaço para aliados, acomoda suplentes e põe um tucano de volta no centro do governo.

Sciarra teria perdido confiança dentro do governo depois da mobilização para atrair Ratinho Júnior. Nesta quinta, Ratinho anunciou a saída do PSC para ir ao PSD de Sciarra – partido pelo qual pretende disputar o governo em 2018. A formação de um “subgrupo” não foi bem vista por gente ligada ao governador.

A chegada de Rossoni, porém, também é polêmica. O ex-presidente da Assembleia tem conflito com boa parte da base de Richa, já reduzida depois do desgaste para aprovação do ajuste fiscal no ano passado. Na presidência, Rossoni bateu de frente com muita gente da Assembleia.

“O Rosoni tem problema com metade da base de apoio, tanto que muitos deputados já  manifestaram contrariedade com a vinda dele para a Casa Civil”, diz um deputado ligado a Richa. “Se o Beto tomar essa decisão, pode desagregar um pouco mais a base que já dá sinais de desagregação”, afirma.

Luiz Claudio Romanelli (PSB), líder do governo Richa na Assembleia, diz que o cenário é outro. “Essa é uma decisão pessoal do governador. Como líder do governo, tenho perfeita sintonia com o Sciarra, mas também sempre mantive um bom relacionamento com o Rossoni”, afirma.

Rossoni, pelo que se diz, toma posse já nos próximos dias. Além dele, Reinhold Stephanes (PSD) assume a Administração, no lugar de Dinorah Portugal; Artagão Júnior (PSB) vai para a Justiça; e ainda não se sabe quem fica no lugar de Silvio Barros (sem partido), no Planejamento.

O deputado Valdir Rossoni não foi encontrado pelo blog para comentar a notícia de sua ida para o governo.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]