• Carregando...
Dez coisas que acontecerão no debate da Band nesta quinta
| Foto:

Debates entre candidatos ao governo sempre são divertidos, mesmo quando são monótonos. Pelo menos para aficionados (e se você está lendo isso, provavelmente se encaixa na categoria, lamento informar). Mas também são previsíveis, pelo menos para quem já viu mais de duas dezenas deles…

Sendo assim, o Caixa Zero mantém sua tradição de tentar antecipar algumas coisas que deverão estar presentes no debate desta quinta na Band, o primeiro da eleição paranaense de 2018. Algumas são mais óbvias, como a número dez. Outras são quase certeza. Depois dá pra ver quantas realmente aconteceram (apesar de que o blog, ao contrário de certos candidatos, não registra nada em cartório).

Ogier ataca Ratinho
Na verdade essa é um pouco arriscada, porque Ogier Buchi (PSL) ainda corre o risco de ficar de fora do debate. Seu partido rachou e ele registrou a candidatura sem apoio da própria legenda. A Band ainda estudava na manhã desta quinta o que fazer com a situação bizarra. Se lhe derem a chance, porém, Ogier atacará Ratinho Jr. (PSD) sem dó, e talvez levante uma ou outra bola para sua amiga Cida Borghetti (PP).

Ratinho será o bom moço
Com o burro na sombra, Ratinho só tentará passar incólume pelo debate. Desviará das balas que puder, posará de bom moço e, na medida do possível, reforçará seu discurso de que passou um ano fazendo reuniões no interior para ouvir as demandas etc etc etc. Nisso também Ratinho lembra Beto Richa (PSDB): jamais sai do que treinou e do que está preparado.

Cida, rainha do autoelogio
A ideia do marketing de Cida Borghetti (PP) é dizer que em quatro meses ela fez muita coisa. Ela ainda não é tão conhecida, e deve aproveitar a chance para cantar loas à própria gestão. Como não está com essa bola toda, dificilmente será alvo de alguém, embora mais para frente possa vir a ser cobrada pelo salário do funcionalismo, por exemplo.

Sem confrontos diretos
Cida e Ratinho não têm interesse em se confrontar. Perguntarão até para o cinegrafista, se for o caso, mas evitarão se encontrar. Ou, se for o caso, farão aquela pergunta morna, do tipo: qual é a sua proposta para a área X. Ninguém quer ficar com fama de mau menino a essa altura.

Arruda não é Requião…
João Arruda (MDB) passa longe do talento retórico do tio, Roberto Requião (MDB). Quem esperar um Requião 2.0 certamente se decepcionará. Também não é o caso de imaginar que ele vá partir como um louco para cima dos adversários. Sua principal preocupação é se apresentar.

… mas tentará tirar uma lasquinha
Mas, ao contrário dos outros, Arruda tem interesse em ir para um debate mais franco. Pode-se apostar sem muito medo de errar que seu principal alvo será Ratinho. E seria demais imaginar que estranhamente poupará Cida Borghetti?

DESEJOS PARA O PARANÁ: Diálogo e governabilidade

Professor Piva, o melhor orador
Quando participou do debate para o Senado, em 2010, o Professor Piva, do PSol, foi um show à parte. Acabou elogiado pelos próprios adversários. Inteligente e bom orador, sabe usar de sarcasmo quando é o caso. Se estiver em noite inspirada, pode valer o debate.

Rosinha escanteado
Dr. Rosinha é um sujeito a quem o PT deve uma estátua, ou no mínimo uma placa comemorativa. Por ser um raro nome que nunca apareceu em nenhuma investigação, foi jogado aos leões neste ano, só para reerguer o partido. Quando o PT estava por cima, rifou Rosinha por um Ricardo Gomide qualquer. Agora, o partido o coloca na situação embaraçosa de ser uma força pouco relevante e que não será nem levado muito em conta pelos oponentes.

O nível em geral será baixo
Os candidatos com maiores coligações não têm o mesmo preparo de outros nomes que já passaram por debates aqui no estado. Em certo sentido, dará nostalgia de termos um Requião, um Alvaro ou um Osmar Dias debatendo. Ratinho e Cida estão dois furos abaixo tanto na retórica quanto no conhecimento do mundo.

Todos ganharam
Essa é a mais evidente de todas. No dia seguinte ao debate, todas as assessorias avaliarão que seu candidato foi o mais preparado e o melhor do debate.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]