• Carregando...
Beto Richa. Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná.
Beto Richa. Foto: Lineu Filho/Tribuna do Paraná.| Foto:

Olhar os números brutos da pesquisa para o Senado pode não revelar toda a verdade sobre a eleição no Paraná. O Ibope mostra Roberto Requião (MDB) com 40%, Beto Richa (PSDB) com 30% e Flavio Arns (Rede) com 17%. Os outros estão bem para trás.

Requião parece ter mesmo a vida um pouco mais fácil. Seus dados mostram um índice de 63% em algumas parcelas do eleitorado. Três vezes governador, concorre a seu terceiro mandato de senador contando com um público cativo, embora, claro, também possa ter surpresas.

Leia mais: Sem Osmar, Ratinho patina no mesmo teto de votos

No entanto, a vantagem de Beto Richa sobre Flavio Arns, seu principal adversário, talvez seja ilusória. Beto esteve na mídia, para o bem e para o mal, 24 horas por dias nos últimos oito anos. Não há paranaense que não o conheça: quem não entrou no seu barco até agora provavelmente não entrará mais.

Arns, jogado no ostracismo pelo próprio Beto, que trocou de vice em 2014 para garantir o apoio de Cida Borghetti (PP), é um candidato eternamente menosprezado. Ninguém sabe ainda que ele está na disputa e ele já tem mais da metade dos votos de Beto – e com uma rejeição bem menor.

DESEJOS PARA O PARANÁ: Planejamento de longo prazo

A pesquisa também traz números curiosos: Alex Canziani (PTB) segue sem decolar e sem incomodar Beto; Mírian Gonçalves (PT) seguirá como mera coadjuvante de Requião; e Oriovisto Guimarães (Podemos) tem um belo índice entre universitários, de 5%, mas fora isso desaba. Talvez os seus eleitores se resumam a seus ex-alunos…

A pesquisa foi realizada pelo Ibope de 16/ago a 22/ago/2018 com 1.008 entrevistados (Paraná). Contratada por: REDE PARANAENSE DE COMUNICAÇÃO. Registro no TSE: PR-04869/2018. Margem de erro: 3 pontos porcentuais. Confiança: 95%. OBS: A pesquisa está sendo impugnada por duas representações eleitorais, ajuizadas por interessados diversos, segundo os quais a pesquisa não atendeu aos requisitos previstos na Resolução n. 23.459/TSE, especialmente quanto à insuficiente estratificação para o nível econômico dos eleitores respondentes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]