• Carregando...
Fruet ou Richa, quem está mentindo? (Podem ser os dois)
| Foto:

Richa com seu “herdeiro”, Eduardo Pimentel. Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo.

Beto Richa subiu o tom. Disse nessa sexta que Fruet é incompetente, covarde e mentiroso. Incompetente pela gestão; covarde por estar colocando a culpa no governo de coisas que Richa não acha que são culpa dele; mentiroso porque estaria escondendo que tentou fechar uma aliança com o PSDB.

As duas primeiras acusações são mais subjetivas. Fruet é incompetente? O eleitor que julgue. É covarde por estar se eximindo da desintegração do ônibus. Idem. Mas o terceiro ponto é uma questão de fato. E, nesse caso, um dos dois está mentindo. Ou, como diz quem quer evitar problemas: faltando com a verdade.

Em evento na Urca, disse o seguinte, registrado pelo repórter Euclides Lucas Garcia: “Além de incompetente, é mentiroso. Ele [Fruet] esteve duas vezes comigo pedindo o meu apoio. Por meia dúzia de vezes, ofereceu a vice para o Eduardo [Pimentel, do PSDB e vice de Greca]. Mas, eu não ia trair o povo de Curitiba, indo pelo caminho errado”.

Por partes. Richa e Fruet se encontraram antes da campanha? A resposta é sim. Pelo menos duas vezes. Nisso, o governador está certo. Fruet foi uma vez ao Palácio Iguaçu, acompanhado de um secretário. E depois os dois foram chamados a um campo neutro, a casa do vereador Pier Petruzziello (PTB).

A ideia era fazer uma aliança? Ninguém dizia isso claramente na época. Mas é difícil acreditar que o governador e o prefeito, que passaram três anos sem se falar, se encontrem às vésperas da eleição para comentar o resultado do MasterChef ou para caçar Pokémon.

Fruet ofereceu a vice para um aliado de Richa? Difícil dizer. Sabe-se que Fruet realmente deixou sua vice aberta até os 45 minutos do segundo tempo. Só depois de Greca fechar com o governador passou-se a dizer que a escolha seria entre os candidatos do PV. Houve uma oferta? Parece fazer sentido.

Richa pode ter tentado “empurrar” Eduardo Pimentel? Parece igualmente provável. Até dois dias antes de Richa e Greca juntarem as escovas de dentes, a informação no Palácio era de que Richa tinha “50% de chances” de ir com Fruet. Nada desse discurso incisivo contra a “incompetência” e o caráter do prefeito.

Segundo quem acompanhou as conversas, nada foi dito tão claramente. Os dois lados pareciam constrangidos de fazer os encontros. E pareciam até mesmo duvidar que aquilo fosse dar em algo. Como se estivessem fazendo a tentativa por insistência de terceiros.

De um jeito ou de outro, logo depois de Richa fechar com Greca, a coisa entre o prefeito e o governador desandou de novo. Fruet, que chegou a cogitar em público a aliança com o PSDB, voltou a descer a lenha em Richa. E Beto mostrou agora que vai revidar.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]