• Carregando...
Mauro Ricardo e Beto Richa. Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo.
Mauro Ricardo e Beto Richa. Foto: Henry Milleo/Gazeta do Povo.| Foto:

Secretário da Fazenda do governo Beto Richa, Mauro Ricardo disse nesta quarta-feira que não existe a menor possibilidade de privatização das principais empresas do estado. Nem Copel, nem Sanepar, nem Compagás, afirmou, serão vendidas.

Os boatos sobre venda das estatais voltaram à tona depois que o governo firmou um acordo com o BNDES para tratar de desestatizações. O Sindicato dos Engenheiros do Paraná chegou a emitir uma nota repudiando a possibilidade de venda das estatais.

Segundo Mauro Ricardo, basta ler o termo de acordo para que se perceba que o conceito de “desestatização” previsto no acordo é bem mais amplo. “Podem ser concessões de rodovias, por exemplo. Ou de ferrovias”, disse.

Leia mais: Orçamento de 2018 do Paraná tem menos dinheiro para investimentos

Mauro Ricardo afirmou que a Ferroeste, sim, poderia ser concedida futuramente para a iniciativa privada, mas que isso ainda dependeria de estudos. “É para isso que queremos contar com a estrutura do BNDES, para fazer esse tipo de estudos”, afirmou, em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo.

De acordo com o secretário, mesmo a alienação das ações excedentes da Copel (o número de ações acima dos 50% necessários para que o governo tenha controle do capital) deve demorar. Hoje, o valor de mercado da empresa está abaixo do valor patrimonial, e o governo considera que não seria justo vender as ações “na bacia das almas”.

No ano passado, o governo Richa chegou a vender R$ 1,2 bilhão em ações excedentes da Sanepar.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]