• Carregando...
Greca diz que notícia sobre sua aposentadoria poderia ter “menos pimenta”
| Foto:

O ex-prefeito Rafael Greca (PMN) respondeu via Facebook o post do blog que anunciava a sua aposentadoria pelo Ippuc, publicada em Diário Oficial no dia 19 deste mês, em que se afirmava que, apesar de 33 anos lá, Greca passou pouco tempo de fato no instituto – na maior parte esteve em mandatos de vereador, deputado e prefeito, por exemplo. No Ippuc, de fato, ficou menos de dois anos, contados os dias corridos.

Greca respondeu mandando sua ficha corrida, inlusive com suas obras de prefeito. Segue o texto.

“Rogerio Galindo em artigo sobre minha aposentadoria – legal e por tempo de serviço, diz que ‘apesar dos 33 anos de IPPUC, Greca ficou pouco tempo lá'(sic).

Diminuiria veneno e pimenta se soubesse que fui responsável, no IPPUC, pelas implantação das Unidades de Interesse de Preservação, embrião do atual programa de Solo Criado, ou Potencial Construtivo.Salvei de demolição o Palácio Garibaldi, a Santa Casa de Misericórdia, a fachada da Farmácia Stelpheld, a igreja de São Marcos do Pilarzinho.

Criei a Casa da Memória de Curitiba. Conduzi a despoluição visual da Rua XV. Criei o Bosque do Papa, Memorial da Imigração Polonesa. Motivei o restauro da Confeitaria Schaffer. Organizei as inaugurações do Jardim Botânico, do Zoológico, e do Parque Esportivo da Wenceslau Braz.

Estimulei as festas de Natal, com iluminação e atuação cênica, nos moldes do Palácio Avenida. Implantei um calendário de Festas no Centro Histórico, a partir da Casa Romário Martins. Inspirei o Memorial Chico Mendes, no Bosque Gutierrez. Restaurei a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco das Chagas e criei no anexo o Museu de Arte Sacra de Curitiba.

Depois prefeito eleito criei as Ruas de Cidadania, três Bairros Novos – Jardim da Ordem, Bairro Novo do Sitio Cercado, Moradias Santa Rita. Fiz construir a Casa da Memória atual, a Cinemateca da Cidade, a Linha Pinhão, o Memorial de Curitiba. Reciclei o MuMa Museu Metropolitano de Arte. Criei as Ruas de Cidadania, 6 delas, do Boqueirão, do Pinheirinho, da Boa Vista, de Santa Felicidade, da Fazendinha, e da Matriz, com ARTs – Anotações de autoria e responsabilidade técnica com meu nome e de colegas de equipe.

Defini o vão da Ponte Ferroviária sobre o Ribeirão dos Padilha, livrando de gargalo de enchentes o Sítio Cercado. Importei e fiz erguer o Hospital do Bairro Novo, e 8 das 10 UPAs da cidade. Obriguei a conservação da velha Estação Ferroviária com seu museu. Criei e implantei 45 Faróis do Saber.

Fiz cavar dois canais extravasores, um de cada lado do rio Iguaçu, para contenção de cheias. Canalizei o rio Ivo, em projeto IPPUC/Caixa, e mais os rios Henry Ford, Ribeirão dos Padilha, Bacacheri, Juvevê, Boqueirão.

Criei para o BID, no Ippuc, a Rede Metropolitana Integrada de Transportes, e um programa de obras públicas que, entre 1993-1996, investiu nos bairros de Curitiba R$ 1,3 bilhão. Defini a diretriz de arruamento de 140 km de ruas por onde transitam até hoje, em asfalto que dura até hoje, os ônibus urbanos. Ruas como a Trindade, espinha do Cajuru, a N.Sra de Nazaré, na Boa Vista, a José Casagrande, na Vista Alegre, Vila São João, a Tijucas do Sul no Bairro Novo, as avenidas do Trabalhador, dos Pioneiros, e Isaac Ferreira da Cruz no Sítio Cercado.

Fiz 6.600 obras públicas,todas projetadas no Ippuc. A FAS.SOS, a Fazenda Solisariedade. 105 km de ciclovias. 12 dos 20 Parques da Cidade. Os ônibus da Linha Turismo.

Por fim, no ano passado, deixei no IPPUC diretrizes sobre o processo de ocupação do solo curitibano, a partir da hipsografia do município, para um futuro Mapa e Plano de Arqueologia Urbana Curitibana. O salário que vou receber, meu caro Rogerio Galindo é insignificante pelo que já ganhei tendo o prazer de bem servir nossa amada cidade.”

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]