• Carregando...
Paraná vai eleger seu governador mais inexperiente em 30 anos
| Foto:

Quase todos os governadores que o Paraná elegeu desde a redemocratização foram prefeitos de Curitiba antes. Portanto, já chegaram ao governo com a experiência de gerir um orçamento grande e milhares de servidores. Também houve um prefeito de Londrina: José Richa.

O único a chegar a governador sem passar primeiro por uma grande prefeitura foi Alvaro Dias, em 1987. Antes de governar o estado, ele só tinha ocupado cargos no Legislativo – no momento da eleição, estava no primeiro mandato de senador.

Nesta eleição o cenário é diferente. Nenhum dos candidatos tem grande experiência como gestor no Executivo. Nenhum foi prefeito, nem governador por um período inteiro. Quem passa mais perto é Cida Borghetti (PP), mas ela é governadora há apenas quatro meses.

Ratinho Jr. (PSD) foi, no máximo, secretário de estado. Vários dos atuais apoiadores dele, inclusive, tiravam sarro dele na campanha para prefeito de Curitiba dizendo que ele era inexperiente demais (houve um comercial clássico, que falava de um piloto de avião que não sabia pilotar, o comandante Júnior).

João Arruda (MDB) só foi deputado até hoje, assim como Dr. Rosinha (PT). Dos candidatos, o mais experiente era Osmar Dias (PDT), que foi vice-presidente do Banco do Brasil por sete anos e secretário de estado. Mas, como se sabe, acabou desistindo da corrida.

 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]