• Carregando...
Richa sacrificou PSDB para apoiar parente de Abi na eleição de 2012
| Foto:

Maurício Querino Theodoro.

Uma das grandes dúvidas do momento é saber, afinal de contas, qual é o tamanho da proximidade do governador Beto Richa (PSDB) com Luiz Abi, o sujeito preso nesta semana pelo Gaeco sob suspeita de fraude em licitação do governo.

Desde a prisão, o governo vem negando qualquer relacionamento mais próximo. Por outro lado, várias pessoas próximas ao governo dizem que Abi era mesmo um dos homens mais próximos do governador, e citam alguns fatos para comprovar isso.

Um dos fatos que veio à tona tem a ver com a eleição de Cascavel de 2012. Na época, Richa teria usado seu peso político para beneficiar a candidatura de um parente de Abi, mesmo me detrimento do desempenho eleitoral do próprio PSDB.

Os tucanos tinham uma candidatura a prefeito que consideravam forte: o deputado federal Alfredo Kaefer. Dono de frigorífico, influente na região, ele tinha colocado seu nome para entrar na eleição. Do outro lado, havia a candidatura de Edgar Bueno (PDT) à reeleição.

Bueno tinha preferido apoiar Osmar Dias (PDT) contra Richa na eleição estadual. Portanto, ninguém achava que apoiá-lo fosse a escolha óbvia. Mesmo assim, o PSDB acabou sacrificando a candidatura própria para beneficiar Bueno.

Quando se viu, o concunhado de Abi era vice de Edgar Bueno. Maurício Querino Theodoro é casado com Maria Fernandes Pinheiro, a irmã de Eloisa Fernandes Pinheiro Abi Antoun, que por sua vez é esposa de Luiz Abi.

Theodoro já vinha tendo postos de destaque no governo. Esteve na Sercomtel, na Ferroeste e, segundo seu currículo no site da prefeitura de Cascavel, foi coordenador das duas campanhas de Richa para o governo na região de Cascavel.

Hoje, Theodoro é visto como um forte candidato à sucessão de Bueno em 2016.

Siga o blog no Twitter.

Curta a página do Caixa Zero no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]