• Carregando...

O Internet Movie Database, popular IMDb, é hoje uma das fontes mais confiáveis e completas sobre filmes na web. Eu mesmo passo por lá direto, seja pra saber do que está rolando de novidades quanto para buscar informações e sugestões de produções antigas, que há muito tempo saíram de cartaz.

Um dos principais trunfos do IMDb é permitir que seus leitores deem notas por conta aos filmes e façam comentários a respeito – afinal, o pitaco de um espectador qualquer pode ser tão importante quanto a resenha de um crítico estimado. Assim, logo surgiu uma lista dos melhores 250 filmes, baseado em notas dadas pelos internautas. Claro, como se trata de um ranking público, há algumas incongruências. Um Sonho de Liberdade (The Shawshank Redemption, 1994) é o primeiro da lista, por exemplo, e Batman – O Cavaleiro das Trevas (The Dark Knight, 2008) aparece em sexto lugar. Nada pessoal contra os dois filmes, mas longe de estarem sequer em um Top 100 sério. Veja a lista completa aqui.

A questão é que o designer (ou artista, talvez seja uma melhor definição) Martin Kruusimägi, do Young Ant Studio, do Reino Unido, aproveitou esse interessante e esclarecedor banco de dados para montar um belo infográfico intitulado Drama (is) King. Kruusimägi selecionou os 50 primeiros da lista do IMDb e os separou por gêneros – o nome do info vem do gênero mais popular na relação, o drama.

O resultado você vê abaixo: uma pizza gigante onde os filmes se ligam aos gêneros por linhas coloridas entrelaçadas, resultando numa intrigante obra de arte informativa. Cada filme recebeu um painel com um desenho esquemático, capaz de identificar a obra num breve relance.  Haja disposição. Acesse o info em alta resolução aqui.

PS: Lembrando que o blog agora tem uma página no Facebook! Curta aqui para acompanhar as atualizações e receber também notícias e curiosidades do cinema!

Info produzido pelo designer – e cinéfilo – Martin Kruusimägi.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]