• Carregando...
São 7 concursos abertos quem somam 783 vagas imediatas em cargos de nível médio e superior. (Foto: Pixabay)
São 7 concursos abertos quem somam 783 vagas imediatas em cargos de nível médio e superior. (Foto: Pixabay)| Foto:

Mesmo em meio a denúncias de fraudes em concursos públicos, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (CEBRASPE), antigo Cespe/Unb,  foi anunciado como organizador do próximo concurso da Abin e do concurso de Auditor do Rio Grande do Sul, ambos sem edital publicado ainda.

LEIA TAMBÉM: Cinco dúvidas que afligem os concurseiros de primeira viagem.

E para auxiliar na sua preparação, o blog Concurseiros escolheu 6 provas de redação feitas pelo CEBRASPE para que você possa entender como esta organizadora seleciona o assunto que será abordado na prova discursiva de tema livre, ou seja, quando a redação não é um estudo de caso. Perceba que a organizadora dá ao candidato uma base de informações para permitir que o tema seja desenvolvido. No entanto, sem conhecimentos de técnicas de redação e de gramática fica inviável a construção de um texto dissertativo-argumentativo.

1 – Cargo: Agente de Segurança Penitenciária da SERES/PE
Nível Superior (2017)

Texto 1: Internet: (com adaptações).
Lei Estadual n.º 15.755/2016 – Institui o Código Penitenciário do Estado de Pernambuco
Art. 3º A execução das medidas privativas da liberdade visa à reparação social pelo crime cometido e deve orientar-se à reintegração da pessoa privada de liberdade à sociedade, preparando-a para conduzir a sua vida de modo socialmente responsável.
§ 1º A execução das medidas privativas de liberdade também se destina à defesa da sociedade, na prevenção de crimes.
§ 2º A pessoa privada de liberdade mantém a titularidade dos seus direitos fundamentais, salvo as limitações inerentes ao sentido da condenação e as exigências próprias da respectiva execução.

Foi publicado no Diário Oficial da União o decreto da Presidência da República que regulamenta o uso de algemas em casos de prisão e o proíbe em relação às mulheres em trabalho de parto. Segundo as novas regras, o uso é permitido apenas em casos de resistência e de “fundado receio de fuga ou de perigo à integridade física” tanto do algemado como daqueles que o cercam. Nesse caso, é necessário que a excepcionalidade seja justificada por escrito. Ainda de acordo com o decreto, é vedado o emprego de algemas em mulheres presas, em qualquer unidade do sistema penitenciário nacional, durante o trabalho de parto ou durante o deslocamento entre as unidades prisional e hospitalar. Também é vedado o uso das algemas durante o período em que a presa se encontrar no hospital. O decreto lembra que, para se determinar o uso de algemas, devem-se observar “diretrizes previstas na Constituição relativas à proteção e à dignidade da pessoa humana e sobre a proibição de submissão ao tratamento desumano e degradante”.

Texto 2: Conselho Nacional de Justiça. Regras de Bangkok: regras das Nações Unidas para o tratamento de mulheres presas e medidas não privativas de liberdade para mulheres infratoras. Brasília, 2016 (com adaptações).
A Assembleia Geral, (…) Considerando que mulheres presas são um dos grupos vulneráveis com necessidades e exigências específicas,
Consciente de que muitas instalações penitenciárias existentes no mundo foram concebidas primordialmente para presos do sexo masculino, enquanto o número de presas tem aumentado significativamente ao longo dos anos,
Reconhecendo que uma parcela das mulheres infratoras não representa risco à sociedade e, tal como ocorre com todos os infratores, seu encarceramento pode dificultar sua reinserção social, (…)
7. Convida os Estados-membros a considerarem as necessidades e realidades específicas das mulheres presas ao desenvolver leis, procedimentos, políticas e planos de ação relevantes e a se inspirarem, conforme seja apropriado, nas Regras de Bangkok;
8. Também convida os Estados membros a reunir, manter, analisar e publicar, oportunamente, dados específicos sobre mulheres presas e infratoras;
9. Enfatiza que, ao sentenciar ou aplicar medidas cautelares a uma mulher gestante ou a pessoa que seja fonte principal ou única de cuidado de uma criança, medidas não privativas de liberdade devem ser preferidas sempre que possível e apropriado, e que se considere impor penas privativas de liberdade apenas a casos de crimes graves ou violentos. (…)

Texto 3: Drauzio Varella. Entrevista. Internet: (com adaptações).
El País: Que diferenças você observa entre um presídio masculino e um feminino?
Drauzio Varella: A diferença fundamental é que essas mulheres todas têm filhos. É muito raro encontrar alguma sem filhos. O homem, quando está preso, pode até estar preocupado com os filhos dele – alguns nem aí, né?! -, mas ele sabe que tem uma mulher cuidando das crianças: uma irmã, uma tia, a mãe… Mas gravidez indesejada é problema para a mulher, não para os homens, porque eles simplesmente abandonam. A mulher vai pra cadeia e perde o controle da família. Ela sabe que as crianças vão ficar desprotegidas: as pessoas abusam de criança com a mãe presa. E os filhos muitas vezes são espalhados. Imagina três irmãos, acostumados a ficarem juntos, e, quando a mãe é presa, vai cada um para um lado. Imagina a dor dessas crianças. E a mulher sabe disso, sabe que quem está causando isso é ela, que ela foi a responsável pela separação. Ainda que de forma involuntária, foi algo provocado pelo crime que ela cometeu.
El País: Uma quantidade grande de mulheres foi presa por tráfico de drogas. Como se aproximam desse universo?
Drauzio Varella: Muitas vezes o crime foi a forma de sobrevivência que ela encontrou. Não quer dizer que ela tenha a mentalidade perversa. Ela começou a traficar droga, usava um pouco, conhecia os traficantes… Na periferia o traficante muitas vezes é o seu colega de classe, você brincava com ele no recreio. E de repente ele está no crime. Aí num aperto ou até por vontade de melhorar de vida, a mulher tem ali a pessoa que oferece uma oportunidade de trabalho que ela não teria de outra forma. Sem ter que passar por aquela condição sofrida, com um esforço enorme de deslocamento para ir trabalhar, horas e horas todo dia por um salário ruim. E uma vez que elas começam a ganhar dinheiro traficando, esquece.

Pergunta: Considerando que os textos precedentes têm caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo-argumentativo a respeito do seguinte tema: A REALIDADE PRISIONAL FEMININA NO BRASIL: É POSSÍVEL DEVOLVER A DIGNIDADE À MULHER PRESA PARA QUE ELA EXERÇA SEU PAPEL NA SOCIEDADE?

2 – Cargo: Delegado de Polícia Substituto do Mato Grosso
Nível Superior (2017)
Texto:
À noite, no retorno para a delegacia, depois de cumpridas outras diligências, policiais civis suspeitaram, com razões justificáveis, da ocorrência de tráfico de drogas em determinada residência. Imediatamente, entraram à força no local e realizaram busca e apreensão no domicílio.

Pergunta: Considerando o entendimento do STF, responda, de forma fundamentada, aos seguintes questionamentos a respeito da legalidade da entrada na residência e da busca e apreensão realizada na situação hipotética acima descrita.

3 – Cargo: Agente da Polícia Civil de Pernambuco
Nível Superior (2016)
Texto: Aldo Paviani – Sustentabilidade urbana: utopia ou esperança? Correio Braziliense, 6/5/2016, p. 13 (com adaptações).
À medida que o crescimento urbano avança, impulsionado ou não por novos investimentos e iniciativas imobiliárias, mais desafios a administração pública e as empresas enfrentam. Atualmente, não são as migrações as responsáveis pelo caos urbano das metrópoles brasileiras, e sim a falta de políticas públicas que freiem o inchaço habitacional. Exemplo clássico é a escassez de políticas habitacionais e de atividades econômicas que criem postos de trabalho próximos às moradias, visando descentralizar essas atividades para os anéis externos das cidades, as quais, ao evoluírem e ocuparem os respectivos territórios, tendem a manter concentradas as atividades sociais e econômicas, o que alonga os deslocamentos diários dos trabalhadores em razão do congestionamento do tráfego.

Pergunta: Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: URBANIZAÇÃO DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA: PROBLEMAS, ALTERNATIVAS E DESAFIOS. Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1. Problemas da administração pública que dificultam a ocupação urbana ordenada; [valor: 6,50 pontos]
2. Alternativas para enfrentar os problemas de mobilidade nas grandes metrópoles; [valor: 6,50 pontos]
3. Desafios para a defesa social resultantes do crescimento desordenado das cidades. [valor: 6,00 pontos]

4 – Cargo: Auditor de Controle Externo do TCE-PA
Nível Superior (2016)
Texto:
 Internet: e , 28/6/2016 (com adaptações).
Um atentado com atiradores e homens-bomba matou mais de 40 pessoas e feriu outras 239 no Aeroporto Kemal Ataturk, o principal terminal aéreo da Turquia, no episódio mais recente dos ataques extremistas que atingem o país desde o ano passado. A polícia turca afirmou que, segundo investigações preliminares, o Estado Islâmico arquitetou o ataque. Autoridades europeias condenaram a violência. Este é o mais recente ato de uma longa série de ações armadas com que tanto os jihadistas do Estado Islâmico como os nacionalistas curdos de vários grupos armados provocaram mais de 250 mortos durante o último ano.

Pergunta: Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: A CIVILIZAÇÃO CONTRA A BARBÁRIE: O TERRORISMO NO MUNDO CONTEMPORÂNEO. Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1. Intolerância como uma das motivações das ações terroristas; [valor: 3,00 pontos]
2. Instrumentos para o combate ao terrorismo; [valor: 3,50 pontos]
3. Democracia como meio de contenção das práticas terroristas. [valor: 3,00 pontos]

5 – Cargo: Jornalista do TCE-PA
Nível Superior (2016)
Texto:
Oded Grajew. Desenvolvimento sustentável nas cidades. In: Folha de S.Paulo, 10/4/2016, p. A3 (com adaptações).
O resultado mais significativo da Conferência Rio+20 foi o desencadear de um processo que envolve a sociedade civil e os governos e que culminou em uma agenda para a humanidade até 2030. Após três anos de trabalhos e negociações, foi finalmente aprovada na 70ª Assembleia Geral da ONU, em 2015, a Agenda 2030, que estabelece os objetivos do desenvolvimento sustentável a serem empreendidos pelas nações. Esses objetivos visam acabar com a pobreza, oferecer uma vida digna para todos e proteger o planeta. São baseados em cinco pês: pessoas, prosperidade, paz, parcerias e planeta. Embora de natureza global e universalmente aplicáveis, os objetivos dialogam com as políticas e ações nos âmbitos regional e local.

Pergunta: Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: AGENDA PARA A HUMANIDADE: O IMPERATIVO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1. A amplitude do conceito de desenvolvimento sustentável; [valor: 3,00 pontos]
2. O futuro das sociedades e do planeta como consequência das decisões e das atitudes do presente; [valor: 3,00 pontos]
3. A sustentabilidade aplicada à gestão municipal. [valor: 3,50 pontos]

6 – Cargo: Auxiliar de Perito da Polícia Científica de Pernambuco
Nível Superior (2016)
Texto: O Globo, 4/5/2016, p. 28 (com adaptações)
No mesmo dia em que o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, por unanimidade, uma resolução em que se exigia proteção para hospitais em zonas de conflito, um novo ataque, desta vez de rebeldes, atingiu uma maternidade situada em área controlada pelo governo sírio em Aleppo. De fato, a aprovação levanta uma questão embaraçosa: como esperar que os países cumpram a resolução se eles próprios são, algumas vezes, autores dos ataques? Diante de representantes das potências com poder de veto – Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China -, a presidente da organização não governamental Médicos Sem Fronteiras (MSF) apelou para que o conselho dê o exemplo e acusou quatro dos cinco países por bombardeios a hospitais.

Pergunta: Considerando que o fragmento de texto acima tem caráter unicamente motivador, redija um texto dissertativo acerca do seguinte tema: ATAQUES DIRETOS E INTENCIONAIS A HOSPITAIS NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: CRIMES DE GUERRA. Ao elaborar seu texto, aborde os seguintes aspectos:
1. Guerra civil na Síria: símbolo de um mundo em ebulição; [valor: 6,50 pontos]
2. Ataques a hospitais e as diversas faces do terrorismo; [valor: 6,50 pontos]
3. Ação internacional no combate aos crimes de guerra. [valor: 6,00 pontos]

LEIA TAMBÉM: TCE da Paraíba abre concurso com salário inicial de R$ 13 mil. CEBRASPE é o organizador.

Deixe abaixo suas dúvidas, comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui no blog Concurseiros. Siga a página do Vida Financeira e Emprego no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]