• Carregando...
O grande desafio da matéria é manter-se atualizado até a data da prova. (Foto: Pixabay)
O grande desafio da matéria é manter-se atualizado até a data da prova. (Foto: Pixabay)| Foto:

Em meio a tantos meios de comunicação e redes sociais, concurseiros se perguntam como é possível filtrar e memorizar notícias que poderão ser objeto de questão de prova. O grande desafio é fazer a filtragem e decidir o tipo de notícia para se atualizar. Consultamos alguns jornalistas do jornal Gazeta do Povo e a opinião unânime foi que, para manter-se informado, é importante ter uma dimensão geral do que acontece no Brasil e no mundo, e não apenas escolher os assuntos que estão “quentes” no momento que antecede a prova.

Outra dica valiosa dos nossos jornalistas foi quanto a fonte de atualidades. O candidato deve escolher alguns veículos de sua confiança, dois ou três, para acompanhar de forma diária. O mais adequado é ler todos os dias – dando uma “geral” nos assuntos que estão em voga, e lendo algumas notícias principais. Pode distribuir as áreas de interesse (não basta ler só notícias de política, por exemplo, mesmo se for um ano eleitoral). É importante cuidar para não ler notícias falsas. Para isso, é importante selecionar fontes de informação que tenham credibilidade.

LEIA TAMBÉM: Os 10 mandamentos do concurseiro vencedor.

Além de manter-se atualizado, o grande desafio é saber como uma organizadora transforma a notícia em questão objetiva. Para entendermos esse mecanismo, selecionamos 10 questões de concursos e as respectivas notícias que originaram o questionamento. O gabarito está ao final deste post.

01. (Cebraspe/2017 – Conhecimentos Básicos do TRT da 7ª Região) Um dos efeitos adversos da popularização da Internet e das redes sociais virtuais é a superexposição da vida pessoal de usuários, a qual pode levar a situações de constrangimento e de risco à segurança individual. Com isso, tem-se tornado cada dia mais premente a necessidade de se criarem estratégias pessoais e ferramentas jurídicas que garantam o:
a) Acesso irrestrito às ferramentas digitais.
b) Direito à intimidade e à vida privada.
c) Exercício pleno da liberdade de expressão.
d) Anonimato de todos os usuários.
Texto: Caso Marcela Temer expõe conflito entre privacidade e liberdade de imprensa.

02. (FCC/2017 – Agente da Polícia Civil do Amapá) O presidente Michel Temer sancionou em 24 de maio o projeto da nova Lei da Migração. O texto será publicado no dia 25, no Diário Oficial da União.  Sobre a lei da Migração são feitas as seguintes afirmações:
I – À semelhança do Estatuto do Estrangeiro, da década de 1980, a nova lei está voltada para a segurança nacional.
II – A nova lei determina a existência de um visto temporário para pessoas que precisam fugir dos países de origem, mas que não se enquadram na lei do refúgio.
III – A lei acaba com a proibição e garante o direito do imigrante de se associar a reuniões políticas e sindicatos.
IV – Para especialistas, a legislação endurece o tratamento para os imigrantes, o que fere os direitos humanos e incentiva a xenofobia.
Está correto somente o que se afirma apenas em:
a) II e III.
b) I e II.
c) I e IV.
d) II e IV.
e) III e IV.
Texto: Lei de Migração e as incertezas jurídicas.

03. (AOCP/2017 – Advogado da CODEM-PA) “‘Monopólio’ brasileiro do nióbio gera cobiça mundial, controvérsia e mitos. Com 98% das reservas, Brasil não tem política específica para o mineral. Exportações cresceram 110% em 10 anos e somaram US$ 1,8 bi em 2012.” Em relação ao nióbio brasileiro, assinale a alternativa correta.
a) O depósito localizado no carbonatito do barreiro em Araxá (MG) é responsável pela maior produção brasileira. O nióbio é considerado fundamental para a indústria de alta tecnologia, como os tomógrafos de ressonância magnética, para a indústria aeroespacial, entre outras.
b) As maiores reservas de nióbio estão localizadas na Amazônia (75%), onde a empresa Vale detém o monopólio de exploração e comercialização.
c) O nióbio é um mineral nobre e raro encontrado em poucos países e seu preço está muito próximo do valor do ouro, o que levou Walter Moreira Salles, banqueiro brasileiro, a investir na extração desse minério.
d) O fato de o Brasil possuir cerca de 98% das reservas conhecidas garante ao país muitos anos de monopólio da oferta. Devido ao crescimento da intensidade de uso e das inúmeras possibilidades de aplicações, a relevância e a valorização desse mineral são comparadas ao ouro e ao petróleo.
e) A oferta de nióbio está praticamente toda nas mãos das duas gigantes mineradoras que operam no país, a estatal Companhia Siderúrgica Nacional e a Anglo American.
Leia: O nióbio vai salvar a economia do Brasil, como defende Bolsonaro?

04. (FGV/2017 – Técnico de Nível Superior da Prefeitura de Salvador-BA) Nos últimos anos, os cientistas descobriram uma nova técnica para “recortar” e mudar partes do código genético, conseguindo eliminar trechos indesejados do genoma, que causam doenças e, se necessário, inserir novas sequências no local. Essa possibilidade de “cortar e colar” partes do código genético tornou possível a cura de algumas condições hereditárias, como, por exemplo, o diabetes, a obesidade, a fibrose cística e tipos graves de distrofia muscular. Essa nova técnica é conhecida como:
a) Edição de DNA.
b) Transplante de órgãos.
c) Implante de células-tronco.
d) Reprodução por clonagem.
e) Inseminação artificial.
Leia: Laboratórios se preparam para “corrida armamentista” com edição genética em seres humanos.

05. (Ieses/2017 – Titular de Serviços de Notas e de Registros do TJ-RO) Tendo por base os Produtos Internos Brutos de 2016 em dólares, a maior economia do mundo é a:
a) Da China.
b) Da Alemanha.
c) Dos Estados Unidos da América.
d) Do Brasil.
Leia: China supera Alemanha e EUA e é o maior exportador do mundo.

06. (Fadesp/2017 – Técnico Industrial em Saneamento da COSANPA) Há poucos meses, os Estados Unidos da América lançaram a bomba GBU-43 sobre uma região afegã. A justificativa oficial para o uso de tal armamento foi:
a) Realizar testes de novos modelos de bombas produzidos por ordem do presidente Donald Trump.
b) Destruir a rede de túneis e as cavernas utilizadas por extremistas do grupo Estado Islâmico.
c) Impedir que os terroristas sérvios pudessem levar armamentos e alimentos para os rebeldes da região.
d) Retaliar aquele país, devido às medidas impostas pelo presidente afegão Ashraf Ghani às importações norte-americanas.
Leia: A “Mãe de Todas as Bombas” nem é tão grande assim. Por que tanto estardalhaço?

07. (Cebraspe/2017 – Conhecimentos Básicos do TRT da 7ª Região) As tensões nas relações diplomáticas entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos da América (EUA) e seus aliados têm-se exacerbado desde o início de 2017. Nesse contexto, o governo norte-coreano:
a) Fez, ao longo deste ano, frequentes ameaças à Coreia do Sul, provocando, desde janeiro, reações enérgicas do governo sul-coreano, maior interessado em deflagrar um conflito no Oriente.
b) Conta, historicamente, entre seus aliados, com o Japão, que apoia o regime ditatorial da Coreia do Norte, haja vista que, em caso de guerra, a fronteira japonesa estaria ameaçada.
c) Desenvolveu, segundo informações dos órgãos de inteligência dos EUA, uma ogiva nuclear miniaturizada a ser usada em um míssil intercontinental, o que agravou a crise diplomática entre os dois países.
d) Apresentou, em ocasiões pontuais, retórica de caráter belicista, a qual foi largamente ignorada pelo governo norte-americano, bem como por seus aliados asiáticos.
Texto: A Coreia do Norte lançou mais um míssil. Ela quer guerra?

08. (FCC/2017 – Agente da Polícia Civil do Amapá) A economia brasileira voltou a crescer após oito trimestres seguidos de queda. Nos três primeiros meses de 2017, o Produto Interno Bruto (PIB) avançou 1,0% em relação ao 4° trimestre do ano passado, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (1° ) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Um dos fatores que contribuiu para o crescimento do PIB foi a:
a) Expansão dos setores do comércio e de serviços.
b) Redução do desemprego e do trabalho informal.
c) Manutenção das taxas básicas de juros.
d) Expressiva expansão do agronegócio.
e) Ampliação dos gastos do governo.
Texto: Agronegócio brasileiro: o modelo que deu certo.

09. (FGV/2017 – Técnico de Nível Superior da Prefeitura de Salvador-BA) O IBGE divulgou que o PIB (Produto Interno Bruto) cresceu 1% no primeiro trimestre de 2016, em relação ao quarto trimestre do mesmo ano, já retirados os efeitos sazonais. É o primeiro número positivo desde o final de 2014, e o principal fator para este resultado foi o desempenho do setor agropecuário, que cresceu 13,4% no período. Os serviços, que respondem por mais de 70% do PIB, ficaram estáveis. A indústria também teve resultado positivo, com alta de 0,9%. Com relação ao desempenho positivo do agronegócio brasileiro, analise as afirmativas a seguir.
I – O agronegócio é responsável por uma grande parte da produção nacional brasileira, impulsionando também a demanda em outros segmentos, como, por exemplo, o de insumos e o de transporte de cargas.
II – O agronegócio tem papel relevante no incremento das exportações brasileiras para países orientais, sobretudo a China, que concentram a demanda em produtos do complexo da soja.
III – O agronegócio expandiu suas cadeias produtivas graças à ampliação de áreas de cultivo e ao desenvolvimento de novas tecnologias, sendo responsável pela geração de empregos no campo.
Está correto o que se afirma em:
a) I, somente.
b) II, somente.
c) III, somente.
d) I e II, somente.
e) I, II e III.
Texto: Agronegócio brasileiro: o modelo que deu certo.

10. (Vunesp/2017 – Auxiliar Administrativo da CRBio da 1º Região) O Congresso da Colômbia aprovou, por maioria em suas duas casas, o novo acordo de paz entre o governo e as Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) nesta quarta-feira (30.11). Com isso, o novo texto está completamente referendado e o próximo passo é o governo apresentar aos parlamentares os projetos que permitirão a sua implementação. A primeira medida de implementação do acordo foi:
a) A desmobilização dos guerrilheiros no prazo de até um mês após a aprovação popular da lei em plebiscito.
b) A reforma agrária, a fim de restituir as terras confiscadas aos camponeses que colaboraram com a guerrilha.
c) O julgamento de civis e militares envolvidos com o tráfico de drogas que financiou a ação dos guerrilheiros.
d) A transformação das Farc em um partido político, sustentado pelo governo e apto a disputar a próxima eleição presidencial.
e) A lei de anistia a guerrilheiros e militares que não se envolveram em crimes hediondos ou contra a humanidade.
Texto: Um novo acordo de paz com as Farc.

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui no blog Concurseiros. Siga as páginas do Vida Financeira e Emprego e da blogueira Thais Nunes no Facebook.

Gabarito: (01-B) (02-A) (03-A) (04-A) (05-C) (06-B) (07-C) (08-D) (09-E) (10-E)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]