• Carregando...
Juntos, os dois editais somam 123 vagas em cargos de nível superior do quadro do Corpo de Saúde da Marinha. (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)
Juntos, os dois editais somam 123 vagas em cargos de nível superior do quadro do Corpo de Saúde da Marinha. (Foto: Divulgação/Marinha do Brasil)| Foto:

Para quem deseja fazer parte da Marinha, do Exército ou da Aeronáutica, o Ministério da Defesa divulgou o calendário com os concursos que acontecerão ao longo de 2018. Além dos concursos, foi publicada também a tabela atualizada do salário dos militares, o chamado soldo (acesse aqui).

No total, serão 25 oportunidades de ingressar nas Forças Armadas, sendo que no levantamento não foram inclusos os concursos para militares temporários e para os colégios militares. Eis abaixo a lista e as informações básicas de cada seleção, bem como o período de lançamento do edital.

Aeronáutica

1- Curso de adaptação para Dentistas e Farmacêuticos (CADAR/CAFAR) / Estágio de adaptação de Engenheiros (EAOEAR) / Estágio de instrução e adaptação para Capelães (EIAC) / Estágio de adaptação de Oficiais de Apoio (EAOAP)
Informações:
As inscrições estão abertas entre os dias de 1º e 28 de fevereiro de 2018. Acesse aqui o edital completo.

2 – Curso de Formação de Oficiais Especialistas (CFOE)
Informações:
O edital será publicado na 1ª quinzena de fevereiro e a prova está prevista para a 1ª quinzena de maio.

3 – Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos (EAGS)
Informações:
As inscrições estão abertas até o dia 6 de fevereiro de 2018. Acesse aqui o edital completo.

4 – Curso de Formação de Sargentos (CFS-1)
Informações:
As inscrições estão abertas até o dia 12 de março de 2018. São 227 vagas para candidatos com o nível médio de escolaridade e limite de 25 anos de idade até 31 de dezembro do ano da matrícula. Acesse aqui o edital completo.

5 – Curso de Formação de Sargentos (CFS-2)
Informações:
O edital será publicado na 2ª quinzena de julho e a prova está prevista para a 2ª quinzena de novembro. A escolaridade mínima exigida é o nível médio completo, sendo as vagas para candidatos de ambos os sexos, com idade entre 18 e 24 anos.

6 – Exame de admissão ao curso de formação de Oficiais Aviadores de Intendência e Infantaria (CFOAV/INT/INF)
Informações:
O edital será publicado na 2ª quinzena de fevereiro e a prova está prevista para a 2ª quinzena de junho.

7 – Curso Preparatório de Cadetes do AR (CPCAR)
Informações:
O edital será publicado na 2ª quinzena de março e a prova está prevista para a 1ª quinzena de julho. O curso equivale ao ensino médio, sendo as vagas para candidatos de ambos os sexos, com idade entre 14 e 18 anos.

8 – Exame de admissão ao curso de adaptação de Médicos (CAMAR)
Informações:
O edital será publicado na 2ª quinzena de abril e a prova está prevista para a 2ª quinzena de julho. A escolaridade mínima exigida é o nível superior específico, sendo as vagas para candidatos de ambos os sexos, com até 36 anos de idade.

Marinha

9 – Escola de Aprendizes-Marinheiros
Informações:
O edital será publicado na 2ª quinzena de janeiro e a prova está prevista para a 2ª quinzena de abril. A escolaridade mínima exigida é o nível médio completo, sendo as vagas para candidatos homens, com idade entre 18 e 22 anos.

10 – Escola Naval
Informações:
O edital será publicado na 1ª quinzena de março e a prova está prevista para a 2ª quinzena de junho. A escolaridade mínima exigida é o nível médio completo ou em fase de conclusão, sendo as vagas para candidatos de ambos os sexos, com idade entre 18 e 23 anos.

11 – Colégio Naval
Informações:
O edital será publicado na 2ª quinzena de fevereiro e a prova está prevista para a 2ª quinzena de junho. A escolaridade mínima exigida é a conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental ou estar em fase de conclusão, sendo as vagas para candidatos homens não casados, com idade entre 15 e 18 anos.

12 – Corpo de Engenheiros
Informações:
O edital será publicado na 1ª quinzena de março e a prova está prevista para a 2ª quinzena de maio. A escolaridade mínima exigida é o nível superior em engenharia, sendo as vagas para candidatos de ambos os sexos, com idade inferior a 36 anos.

13 – Corpo de Saúde (médicos, dentistas e apoio à saúde)
Informações:
O edital será publicado na 1ª quinzena de abril e a prova está prevista para a 2ª quinzena de agosto. A escolaridade mínima exigida é o nível superior em área específica, sendo as vagas para candidatos de ambos os sexos, com idade inferior a 36 anos.

14 – Quadro Técnico da Marinha
Informações:
O edital será publicado na 1ª quinzena de abril e a prova está prevista para a 1ª quinzena de julho. A escolaridade mínima exigida é o nível superior em área específica, sendo as vagas para candidatos de ambos os sexos, com idade inferior a 36 anos.

15 – Capelão Naval
Informações:
O edital será publicado na 1ª quinzena de abril e a prova está prevista para a 2ª quinzena de julho. A escolaridade mínima exigida é a formação teológica de nível superior e ser sacerdote católico ou pastor evangélico. É exigido o sexo masculino ou feminino para Capelão Evangélico e somente sexo masculino para Capelão Católico, com idade entre 30 e 41 anos.

16 – Quadros complementares de Oficiais da Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes
Informações:
O edital será publicado na 1ª quinzena de abril e a prova está prevista para a 1ª quinzena de setembro. A escolaridade mínima exigida é o nível superior específico, sendo as vagas para candidatos homens com menos de 29 anos.

17 – Corpo Auxiliar de Praças
Informações: O edital será publicado na 1ª quinzena de agosto e a prova está prevista para a 2ª quinzena de novembro. A escolaridade mínima exigida é o curso técnico de nível médio, sendo as vagas para candidatos de ambos os sexos, com idade entre 18 e 25 anos.

Exército

18 – Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx)
Informações:
O edital será publicado em maio. A escolaridade mínima exigida é o nível médio completo ou cursando o 3º ano do ensino médio, sendo as vagas para candidatos de ambos os sexos, nascidos entre 1º de janeiro de 1997 e 31 de dezembro de 2002.

19 – Escola de Sargentos das Armas – Combatentes/Aviação (ESA)
Informações:
O edital será publicado em maio. A escolaridade mínima exigida é o nível médio completo ou cursando o 3º ano do ensino médio, sendo as vagas para candidatos do sexo masculino, nascidos entre 1º de janeiro de 1995 e 31 de dezembro de 2002.

20 – Escola de Sargentos de Logística (EsLog)
Informações:
O edital será publicado em maio. A escolaridade mínima exigida é o nível médio completo ou cursando o 3º ano do ensino médio, sendo as vagas para candidatos de ambos os sexos, nascidos entre 1º de janeiro de 1995 e 31 de dezembro de 2002.

21 – Escola de Sargentos de Logística – Saúde e Músico (EsLog)
Informações:
O edital será publicado em maio. A escolaridade mínima exigida é o nível médio completo ou cursando o 3º ano do ensino médio, sendo as vagas para candidatos de ambos os sexos, nascidos entre 1º de janeiro de 1993 e 31 de dezembro de 2002.

22 – Escola de Formação Complementar do Exército – EsFCEx
Informações:
O edital será publicado em junho. A escolaridade mínima exigida é o nível superior em áreas específicas, sendo as vagas para candidatos de ambos os sexos, nascidos a partir de 1º de janeiro de 1983.

23 – Escola de Formação Complementar do Exército – EsFCEx (Capelão)
Informações:
O edital será publicado em junho. A escolaridade mínima exigida é a formação teológica de nível superior e ser sacerdote católico ou pastor evangélico. É exigido o sexo masculino ou feminino para Capelão Evangélico e somente sexo masculino para Capelão Católico, nascidos entre 1º de janeiro de 1979 e 31 de dezembro de 1989.

24 – Instituto Militar de Engenharia (IME)
Informações:
O edital será publicado em maio. A escolaridade mínima exigida é o nível médio, sendo as vagas para candidatos de ambos os sexos, nascidos entre 1º de janeiro de 1997 e 31 de dezembro de 2002.

25 – Escola de Saúde do Exército – EsSEx
Informações:
O edital será publicado em junho. A escolaridade mínima exigida é o nível superior em medicina, farmácia ou odontologia, sendo as vagas para candidatos de ambos os sexos, nascidos a partir de 1º de janeiro de 1983.

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui no blog Concurseiros. Siga as páginas do Vida Financeira e Emprego e da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]