• Carregando...
Pelo menos três concursos já estão autorizados no estado do Paraná: IAP, Prefeitura Municipal de Curitiba e Polícia Civil (delegado). (Foto: Curitiba/Pixabay)
Pelo menos três concursos já estão autorizados no estado do Paraná: IAP, Prefeitura Municipal de Curitiba e Polícia Civil (delegado). (Foto: Curitiba/Pixabay)| Foto:

Em época de mudanças políticas e econômicas, uma incógnita paira a cabeça de quem estuda para ingressar no governo através de concurso público: teremos vagas este ano? Já posso adiantar que a resposta é sim, mesmo com a nova administração do estado do Paraná anunciando que puxará o freio dos gastos públicos para reestruturar a máquina administrativa, algo realmente necessário para estancar a crise financeira do governo brasileiro.

VEJA TAMBÉM: Dois anos após o edital do TJ-PR, sindicato cobra a data da prova

E saiba que um momento de escassez de concursos não é novidade. O mesmo aconteceu em 2003 no início do primeiro mandato de Lula, quando por mais ou menos 8 meses a cúpula optou por estudar a administração federal antes de autorizar novas nomeações em cargos efetivos. É fácil compreender que, na mudança de mãos, o novo administrador precisa organizar a casa antes de trazer novos servidores. Portanto não espere algo diferente do ano de 2019.

Mas teremos concursos no Paraná? Claro que sim! E estamos tendo todos os dias nos pequenos municípios do estado. Não esquecendo que há déficit de pessoal na administração estadual devido às aposentadorias que não param de acontecer (muita gente com medo das reformas que estão chegando) e, em casos bem específicos, há necessidade de aumento do efetivo devido à necessidade de melhorar a qualidade do serviço público, como esperamos que aconteça em órgãos da área da segurança pública.

VEJA TAMBÉM: Santa Catarina tem 56 concursos abertos e mais de 1,4 mil vagas em disputa

Há luz no fim do túnel. Já neste início de janeiro temos três excelentes concursos autorizados que somam 306 vagas de nível médio e superior no estado do Paraná, além da formação do cadastro de reserva. E não se acomode: teremos ótimos editais em 2019, inclusive em nível federal. A verdade é que sobram vagas e faltam concurseiros que já estejam estudando matérias básicas antes da publicação do edital.  Veja abaixo o que já temos de concurso confirmado no estado do Paraná em 2019.

1 – Instituto Ambiental do Paraná (IAP)

O concurso para o Instituto Ambiental do Paraná está oficialmente autorizado desde o dia 06 de julho de 2018 e será aberto com 160 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva. As oportunidades serão para administradores, analistas de sistemas, biólogos, bioquímicos, contadores, engenheiros químicos, engenheiros civis, engenheiros florestais, engenheiros agrônomos, geólogos, engenheiros ambientais, médicos veterinários, químicos, economistas, psicólogos, sociólogos, técnicos administrativos e técnicos em contabilidade.

O último concurso para o IAP foi realizado há 24 anos e o próximo edital tem por objetivo repor parte do quadro funcional.  Desde 1992, o quadro de servidores da entidade reduziu de 1.178 para 520 servidores (números do início de 2018), sendo que desse total, 95% possui entre 41 e 70 anos de idade.

O Instituto Ambiental do Paraná é uma autarquia do governo do estado do Paraná criada em 1992, cuja missão principal é proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental, buscando melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade. Uma das suas atribuições é o cumprimento da legislação ambiental, exercendo, para tanto, o poder de polícia administrativa, controle, licenciamento e fiscalização.

2 – Prefeitura Municipal de Curitiba

O concurso para a prefeitura de Curitiba está autorizado e a previsão é que o edital seja publicado no primeiro quadrimestre de 2019. A prefeitura também formalizou a contratação da Fundação da Universidade Federal do Paraná para o Desenvolvimento da Ciência, da Tecnologia e da Cultura (FUNPAR) para organizar o concurso.

Quando a seleção foi autorizada, o concurso seria para preencher 111 vagas em 15 diferentes cargos efetivos, além da formação de cadastro de reserva. Contudo, o prefeito Rafael Greca determinou a inclusão de mais oito cargos no edital, elevando para 23 as opções de atuação na prefeitura, o que poderá aumentar o número de vagas do concurso.

Com a elevação de 15 para 23 opções, oito cargos ainda não foram divulgados, bem como o número exato de vagas do concurso. Desde a autorização, estão confirmadas oportunidades nos cargos de Agente Administrativo, Analista de Desenvolvimento Organizacional, Arquiteto, Auditor Fiscal de Tributos Municipais, Engenheiro Civil, Engenheiro Eletricista, Engenheiro Sanitarista, Engenheiro de Segurança de Trabalho, Fiscal, Fiscal de Obras e Posturas, Nutricionista, Professor de Educação Infantil, Profissional do Magistério – Docência II, Procurador e Técnico Agrícola.

3 – Delegado da Polícia Civil do Paraná

A Secretaria de Segurança Pública do estado do Paraná autorizou em 03 de dezembro de 2018, através do Conselho da Polícia Civil, a realização do concurso para o cargo de delegado de polícia, função exige o nível superior em Direito e a Carteira Nacional de Habilitação na categoria “B”. O edital deverá ser publicado com a oferta de 35 vagas imediatas, além da formação de cadastro de reserva.

BAIXE: E-book gratuito ensina como começar a estudar para concursos públicos

E deixe abaixo qual concurso que você espera no estado do Paraná em 2019 para que possamos buscar informações e publicar nos próximos posts do blog Concurseiros. Siga as páginas do Vida Financeira e Emprego e da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]