• Carregando...
O edital traz 2.700 vagas de nível médio para homens e mulheres. (Foto: Daniel Guimarães/PMSP)
O edital traz 2.700 vagas de nível médio para homens e mulheres. (Foto: Daniel Guimarães/PMSP)| Foto:

Foi publicado neste sábado o edital do concurso da Polícia Militar do estado de São Paulo, com 2.700 vagas imediatas no cargo de soldado de segunda classe, função que tem remuneração básica inicial de R$ 3.164,58. Conforme o regulamento do concurso (acesse aqui), as oportunidades são para homens e mulheres que tenham no mínimo o nível médio completo de escolaridade.

Veja outros concursos com inscrições abertas em todo o Brasil |

Para ingressar no cargo serão exigidos, entre outros requisitos listados no edital de abertura, a idade máxima de 30 anos, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias “B” e “E”, além da altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens. O documento também traz também um destaque para os candidatos que apresentem tatuagem. Há proibições a símbolos ou inscrições que ofendam valores e deveres éticos inerentes aos integrantes da Polícia Militar, que fazem alusão a ideologia terrorista ou extremista contrária às instituições democráticas, que pregue a violência ou a criminalidade, que fazem alusão a ideia ou ato libidinoso, que fazem alusão a ideia ou ato ofensivo aos direitos humanos e, também, quem fazem alusão a discriminação ou preconceito de raça, credo, sexo ou origem.

Inscrições e Provas

As inscrições serão recebidas entre os dias 03/05 e 13/06/2019 no site da Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Fundação Vunesp), com taxa de participação no valor de R$ 50. Há previsão de redução de 50% no pagamento da taxa de inscrição em casos previstos no edital de abertura.

Todos os candidatos farão prova escrita (objetiva e redação) no dia 28 de julho de 2019 em Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. A prova objetiva terá 60 questões de múltipla escolha das matérias de Língua Portuguesa, Interpretação de Texto, Matemática, Conhecimentos Gerais, Noções Básicas de Informática e Noções de Administração Pública.

Os classificados nas provas escritas enfrentarão, ainda, exames de aptidão física e de saúde, exame psicológico, avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade e, por fim, a análise de documentos.

Atribuições do Cargo

De acordo com o edital do concurso, as principais atribuições do cargo de soldado PM de segunda classe são o policiamento ostensivo e a preservação da ordem pública, envolvendo a repressão imediata às infrações penais e administrativas e a aplicação da lei nas diversas modalidades de policiamento, sempre primando pela defesa da vida, da integridade física e da dignidade da pessoa humana, em conformidade com os princípios doutrinários de polícia comunitária, de direitos humanos e de gestão pela qualidade, por intermédio da conclusão com aproveitamento do Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública, destinado a formar, com solidez teórica e prática, o profissional ocupante do cargo inicial do Quadro de Praças da Polícia Militar.

Oportunidade: Concurso INSS: edital poderá sair em poucos meses!

Deixe abaixo seus comentários e sugestões de assuntos que você gostaria de ver aqui no blog Concurseiros. Siga as páginas do Vida Financeira e Emprego e da blogueira Thais Nunes no Facebook.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]