• Carregando...
Coronel Scheremeta. Crédito da foto: arquivo Gazeta do Povo
Coronel Scheremeta. Crédito da foto: arquivo Gazeta do Povo| Foto:
Coronel Scheremeta. Crédito da foto: arquivo Gazeta do Povo

Coronel Scheremeta. Crédito da foto: arquivo Gazeta do Povo

Com a colaboração do jornalista Diego Ribeiro:

A assessoria de imprensa da Secretaria de Estado de Segurança Pública acaba de enviar nota sobre a concessão da medalha Coronel Sarmento ao empresário Luiz Abi Antoun. O texto diz que a concessão foi feita “sob os critérios” do comandante geral da época, coronel Marcos Teodoro Scheremeta. O policial foi afastado do cargo em novembro de 2011. Na época, ele admitiu manter relacionamento com gerentes do jogo do bicho e com a chamada máfia dos caça-níqueis.

O texto do boletim geral, no entanto, cita que a proposição foi deliberada “por unanimidade de votos” pela Comissão de Mérito da PM. Um dos integrantes desta comissão era o atual comandante geral, coronel César Vinícius Kogut. Scheremeta não é citado no boletim entre os membros da comissão que decidiram agraciar Abi Antoun.

Já a súmula da lei que orienta a concessão da condecoração diz que ela é conferida pelo “Chefe do Poder Executivo”, ou seja, o governador.

Veja o que diz o texto da súmula:

Cria na Polícia Militar do Estado do Paraná a Medalha Coronel Sarmento, a ser conferida anualmente, pelo Chefe do Poder Executivo, na data em que se reverencia a memória do Patrôno da Corporação, Cel. Joaquim Antônio de Moraes Sarmento e dá nova redação as letras c e d, do art. 2°, da lei n° 4.340, de 6 de março de 1961.

Veja a íntegra da nota da Sesp:

A concessão da Medalha Coronel Sarmento é homologada pelo Comando-Geral da PM, sendo concedida anualmente na data do Patrono da corporação Coronel Sarmento. Neste caso específico, a medalha foi concedida pelo comandante-geral à época, hoje inativo, sob os critérios dele. Ressalta-se que Luiz Abi Antoun nunca ocupou um cargo no Governo do Estado do Paraná.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]