• Carregando...
Rui Patrício: nome polêmico na Rússia. (Foto: Kirill KUDRYAVTSEV/AFP)
Rui Patrício: nome polêmico na Rússia. (Foto: Kirill KUDRYAVTSEV/AFP)| Foto:

MOSCOU – O goleiro de Portugal, Rui Patrício, fez a defesa mais bonita da Copa do Mundo de 2018 até agora ao pegar uma cabeçada baixa, à queima-roupa, do marroquino Boutaib, no duelo disputado na quarta-feira (20). Nenhum narrador russo, porém, pôde se exaltar muito e gritar o nome do português no lance. O jogador tem causado uma saia justa entre os profissionais do país-sede.

Isso porque o primeiro nome do atleta, Rui (Хуй no alfabeto cirílico), é um termo grosseiro para se referir ao órgão genital masculino.

LEIA TAMBÉM: Programas de humor marcam transmissão da Copa na televisão

A palavra é considerada ofensiva mesmo na Rússia. Tanto que, em 2014, o presidente Vladimir Putin, aprovou lei que prevê multa de até 2500 rublos (cerca de R$ 150) para quem for flagrado usando o termo em público.

A solução foi ‘mudar’ o nome do goleiro: Хуй virou Руй nos documentos oficiais da Fifa em russo nesse Mundial. Ou seja, o som de dois erres passou para um som de “r” mais seco (estilo Galvão Bueno em Ronaldinho). Mesmo assim, os narradores não estão se arriscando. Melhor falar só “Patrício”.

 >> TABELA DA COPA: confira os jogos, datas e grupos

 >> Simulador do campeão da Copa do Mundo 2018 na Rússia

>> Copa do Mundo: serviço de TV, agenda de jogos e notícias

VEJA AQUI > Ouro negro: experimentamos o caviar russo, o mais famoso do mundo

WhatsApp da Copa do Mundo 2018

A Copa do Mundo 2018 no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Mundial da Rússia, com início dia 14 de junho. Para receber diariamente as principais notícias da Copa e da seleção brasileira é muito fácil. Basta seguir os passos abaixo. É simples. Junte-se a nós na Copa do Mundo. As notícias serão enviadas do portal do Gazeta do Povo. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]