• Carregando...
Reprodução SporTV
Reprodução SporTV| Foto:

DIRETO DE MOSCOU, RÚSSIA – Um lance durante Sérvia e Suíça pôs em descrédito a atuação do VAR, o árbitro de vídeo, na Copa do Mundo 2018. Quando o jogo já estava 2 a 1 para os suíços, placar final, o avante sérvio Mitrovic é agarrado por dois adversários na área e impedido de cabecear adequadamente.

Mitrovic ainda tenta se livrar da marcação, mas não consegue. A não utilização do VAR foi alvo de reclamação dos sérvios que, com a derrota, ficaram em situação delicada no grupo E, do Brasil. Agora, a seleção europeia precisa vencer para seguir no torneio, sem que dependa de ninguém.

LEIA MAIS: Torcida da Argentina cria novo grito da Copa do Mundo 2018: “VAR, VAR, VAR”

O árbitro alemão Felix Brych nada marcou. E não é possível perceber a atuação do recurso eletrônico no lance. De certo, que todas as jogadas são checadas pelo VAR com a equipe designada para a análise dos lances. É o que está sendo chamado em inglês de “silent check” (“checagem silenciosa”, na tradução para o português).

Não é a primeira vez que o emprego do VAR é contestado no Mundial da Rússia. O Brasil também reclamou no lance que originou o gol de empate da Suíça (1 a 1), na estreia, quando o zagueiro Miranda foi deslocado com um leve empurrão pelo autor do tento, Zuber.

LEIA MAIS: Em câmera lenta vai ser tudo pênalti. VAR já inicia com polêmica na Copa do Mundo

A falta em Mitrovic, entretanto, é ainda mais ostensiva. Como já dito, são dois jogadores da Suíça que agarram o avante e o levam ao chão como num golpe duplo de judô. Nenhum dos suíços tenta buscar a bola, estão apenas preocupados em barrar o oponente. Foi além do agarra-agarra considerado “normal”.

O “sumiço” do VAR na jogada, claro, já levantou toda sorte de especulações por parte de torcedores. Para os sérvios, a omissão seria porque a Suíça é a sede da FIFA, considerando ainda o suposto “benefício” aos suíços contra o Brasil. Entretanto, neste caso, não é possível afirmar nada.

Veja o lance abaixo e tire suas próprias conclusões: 

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]