• Carregando...
Ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB), derrotado na disputa ao Senado. Foto: Henry Milleo/Arquivo Gazeta do Povo
Ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB), derrotado na disputa ao Senado. Foto: Henry Milleo/Arquivo Gazeta do Povo| Foto:

Se dependesse do eleitorado de apenas seis cidades do Paraná, Beto Richa (PSDB) teria conquistado uma das duas vagas ao Senado no pleito do último dia 7. Em um dos seis municípios – a pequena Mato Rico, localizada na região central do estado – o tucano chega a figurar em primeiro lugar, entre todos os candidatos ao Senado. Ele não venceu em nenhum outro município do Paraná, que tem 399 cidades. Em outros cinco locais – Figueira, Guaporema, Itambaracá, Nova América da Colina e Santa Cecília do Pavão –, Beto aparece na segunda posição.

No total, 14 candidatos disputaram as duas cadeiras – conquistadas ao final por Oriovisto Guimarães (PODE) e Flávio Arns (REDE). O primeiro fez quase 3 milhões de votos em todo o Paraná; o segundo conseguiu 2,3 milhões votos. Beto Richa ficou em sexto lugar, com 377.872 votos.

Mas, em Mato Rico, o ex-governador do Paraná foi o mais votado entre os postulantes ao Senado: ele fez 870 votos, o equivalente a 22,57% do total de votos apurados na cidade.

O tucano também ficaria com a segunda vaga ao Senado se dependesse só do município de Guaporema, onde ele obteve 529 votos, perdendo apenas para Zé Boni (PRTB), que fez 683 votos.

Dobradinha com Canziani

Em Figueira, o primeiro lugar ficou com Alex Canziani (PTB). Mas, o segundo lugar, com 2.083 votos, foi para Beto Richa. Exatamente a mesma dobradinha – Canziani e Beto – saiu vitoriosa em outros três municípios.

Em Itambaracá, Canziani venceu com 2.088 votos; Beto ficou em segundo lugar, com 1.327 votos. Em Nova América da Colina, Canziani ganhou com 1.558 votos; Beto, em segundo lugar, fez 902 votos. Em Santa Cecília do Pavão, Canziani conquistou a primeira posição com 1.574 votos, seguido de Beto, que registrou 725 votos.

Canziani e Beto estavam na mesma chapa, encabeçada por Cida Borghetti (PP), também derrotada na disputa ao governo do Paraná.

LEIA TAMBÉM: A acachapante derrota de Richa nas grandes cidades (spoiler: ele ficou atrás de Zé Boni)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]