• Carregando...
Deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). Foto: Billy Boss/Arquivo Câmara dos Deputados
Deputado federal Luiz Carlos Hauly (PSDB-PR). Foto: Billy Boss/Arquivo Câmara dos Deputados| Foto:

Das 30 cadeiras reservadas a parlamentares do Paraná na Câmara dos Deputados, 15 permanecem com políticos que já exerciam o mandato na Casa. Outros dez parlamentares que também tentavam a reeleição não conseguiram votos suficientes no último domingo (7) e precisarão limpar as gavetas até janeiro de 2019. Entre eles estão políticos como Hauly e Serraglio, que ganharam o primeiro mandato de deputado federal ainda na década de 90.

Sempre à frente dos debates em torno de uma reforma tributária, Luiz Carlos Hauly (PSDB) está no seu sétimo mandato consecutivo na Casa. Ou seja, desde 1991. No último pleito, em 2014, o tucano fez 86.439 votos. Agora, saiu das urnas com 35.133 votos. Sua principal base é a cidade de Londrina, eleitorado que colaborou para as vitórias agora de Filipe Barros (PSL) e Boca Aberta (Pros).

Hauly também não conseguiu deixar herdeiros na Assembleia Legislativa – Luiz Hauly Filho (PSDB) não foi eleito deputado estadual.

Outro deputado federal do Paraná que também tentou a reeleição, e saiu derrotado, foi Osmar Serraglio (PP), que começou sua trajetória em Brasília no final da década de 90. Está exercendo seu quinto mandato consecutivo. Ainda durante a campanha eleitoral deste ano, o ex-emedebista lembrou ao eleitor sobre sua atuação na “CPMI dos Correios”, uma marca do seu período em Brasília.

Na atual legislatura, também foi ministro-relâmpago da impopular gestão Temer (MDB) e acabou citado no âmbito da Operação Carne Fraca. Serraglio acabou no último domingo (7) com 64.572 votos – quase a metade do que fez em 2014, quando conquistou 117.048 eleitores.

Dos 25 deputados federais que tentavam a reeleição, dez ficaram sem mandato eletivo a partir de 2019. Além de Hauly e Serraglio, Alfredo Kaefer (PP), Assis do Couto (PDT), Edmar Arruda (PSD), Evandro Roman (PSD), Leopoldo Meyer (PSB), Osmar Bertoldi (DEM), Valdir Rossoni (PSDB) e Takayama (PSC).

LEIA TAMBÉM: Campeões de votos em 2014 ficam de fora da bancada do Paraná

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]